SITUAÇÃO DE PELÉ

SAÚDE DE PELÉ: ex-jogador é submetido a tratamento que diminui a dor, mas pouco acessível para maioria dos brasileiros

Pelé faz tratamento paliativo; Aos 82 anos, ex-jogador tem câncer em pelo menos três órgãos do corpo, segundo Folha de São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 06/12/2022 às 8:07 | Atualizado em 27/04/2023 às 10:27
X

O rei Pelé, de 82 anos, não responde mais aos tratamentos convencionais que buscam curar o câncer e está em tratamento paliativo. As informações são do jornal Folha de São Paulo. Entenda o que é o tratamento paliativo nesta reportagem.

Pelé está internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde a semana passada. Segundo a ESPN, o ídolo foi levado ao hospital com confusão mental e inchaços no corpo.

Desde setembro de 2021, Pelé trata um câncer localizado no cólon, uma região do intestino. De acordo com reportagem da Folha de SP, a doença se espalhou para o pulmão e fígado.

>>> Veja como está Pelé hoje (terça-feira, dia 6 de dezembro), clicando aqui.

Os médicos que cuidam de Pelé confirmaram que estão fazendo uma "reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón", sem esclarecer se o tratamento com quimioterapia havia sido suspenso.

O que é o tratamento paliativo?

Na prática, o tratamento paliativo não busca curar o paciente e é adotado quando a pessoa não responde mais aos tratamentos convencionais. 

O principal objetivo do tratamento paliativo é reduzir a dor e dar conforto ao paciente que tenha uma doença incurável

No tratamento paliativo, os médicos oferecem analgésicos (que reduzem a dor) ao paciente. A pessoa também fica em um local bastante confortável e recebe o auxílio de uma equipe multidisciplinar. 

Além dos médicos, também participam do tratamento paliativo enfermeiros, psicólogos e, caso o paciente tenha alguma religião, líderes espirituais também podem ser envolvidos no processo. 

O tratamento paliativo pode ser feito no hospital ou na casa do paciente, a depender da decisão tomada pelos médicos e pela família da pessoa doente.

ONG faz tratamento paliativo em comunidades carentes do Rio, Minas e Goiás

O portal UOL publicou uma reportagem divulgando o trabalho da ONG Comunidade Compassiva. Criada pelo enfermeiro Alexandre Silva, o trabalho social faz tratamento paliativo em moradores do Vidigal e Rocinha, Rio de Janeiro, e em duas comunidades de Minas Gerais e Goiás.

A equipe da ONG percebeu que a morte se torna mais dolorosa em comunidades pobres, com poucas ofertas de serviços de saúde especializados e baixa infraestrutura. (Informações sobre doações de como ajudar podem ser encontradas neste link do portal UOL).

SAÚDE DE PELÉ

Na nota mais recente, divulgada no sábado (3), os médicos informaram que Pelé respondia bem ao tratamento com antibióticos, e que o estado de saúde era considerado estável. 

Não ficou claro, no entanto, se o tratamento por quimioterapia seguia normalmente ou se havia sido interrompido. 

No domingo (4), familiares de Pelé disseram ao fantástico que o ex-jogador não estava internado na UTI (unidade de tratamento intensivo) e tranquilizaram fãs. 

Nas redes sociais de Pelé, mensagens foram publicadas confortando os fãs. Na segunda-feira (5), após homenagem de jogadores brasileiros na Copa do Mundo, por exemplo, uma mensagem informou que Pelé estava feliz. Não se sabe se foi o próprio jogador quem fez o post. 

ÚLTIMA NOTA DO HOSPITAL DIVULGADA NO SÁBADO (3)

"Edson Arantes do Nascimento foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica do tumor de colón, identificado em setembro de 2021. Ele segue em tratamento e o estado de saúde continua estável. Tem tido boa resposta também aos cuidados na infecção respiratória, não apresentando nenhuma piora no quadro nas últimas 24h".

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor