NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA: Ancelotti aceitou? CBF define data para anunciar o novo técnico do Brasil
CBF disse que iria anunciar novo treinador em janeiro
A Seleção Brasileira segue sem um treinador desde a saída de Tite após eliminação nos pênaltis, para a Croácia, nas quartas-de-final, da Copa do Mundo, no dia 9 de dezembro de 2022.
A CBF ainda não anunciou um substituto, mas, já tem prazo definido para anunciar o novo treinador, que deverá estar em março, na primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
ANCELOTTI, ABEL FERREIRA OU FERNANDO DINIZ? QUEM SERÁ O NOVO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA?
A verdade é que há muita indefinição sobre quem será o novo treinador da Seleção Brasileira, o que pode ser explicado, também, pela ausência de um nome unânime e pelo ineditismo da possibilidade do novo ser um treinador estrangeiro.
Além disso, esta fase ou representa um momento de preparação ou de descanso para muitos treinadores ao redor do mundo, empregados ou não, o que explica que nenhuma grande seleção sem técnico tenha anunciado seu novo treinador.
De qualquer forma, muitos nomes foram especulados na Seleção Brasileira, veja a situação de cada um:
CARLO ANCELOTTI
Primeiro nome a ser especulado, é multicampeão e treinou vários jogadores do atual elenco da Seleção. Ele chegou a se pronunciar sobre as especualações e negou qualquer conversa com a CBF e negou sair do Real Madrid até o fim do contrato, em junho de 2024.
ABEL FERREIRA
Nome que reúne o "melhor de dois mundos". É estrangeiro, mas tem experiência no futebol brasileiro e no trato com jogadores do País. Não negou que aceitaria o convite, nem confirmou, mas se disse focado no Palmeiras, com quem tem contrato até dezembro de 2024.
ZINEDINE ZIDANE
Carrasco do Brasil como jogador em 1998 e 2006, Zidane já provou seu valor com técnico ao ser tricamopeão, consecutivo, da Champions League com o Real Madrid. Está livre no mercado, mas rumores dão conta que seu objetivo é comandar a França em 2026.
FERNANDO DINIZ
Único brasileiro na lista de especulados, teria sido pedido por Neymar, Daniel Alves e Thiago Silva, além de ter recebido um "lobby" de Ronaldo Fenômeno em seu podcast. É um nome controverso entre os torcedores. Tem contrato com o Fluminense até dezembro de 2024.
JOSÉ MOURINHO
Situação similar a de Ancelotti, mas os rumores nunca esquentaram. É desejado também pela Seleção de Portugal. Tem contrato com a Roma até junho de 2024.
PEP GUARDIOLA
O nome que mais agrada à torcida brasileira é carta fora do baralho. Informações da imprensa dão conta de que, ainda em 2022, ele chegou a negociar com a CBF, mas sua pedida salarial foi bastante acima da capacidade financeira da entidade. Ele renovou com o Manchester City até junho de 2025.
LUÍS ENRIQUE
Dos outros nomes disponíveis no mercado, Luís Enrique, que comandou a Espanha na Copa do Mundo, foi o único a ter alguma especulação mais em concreto, veiculadas pelo O Globo, do Brasil, e pelo Marca, da Espanha.