EXECUÇÃO PENAL

Robinho pode reduzir dois dias de pena por semana; entenda lei

Entenda a lei que pode reduzir a pena de Robinho na prisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 22/03/2024 às 12:23 | Atualizado em 22/03/2024 às 16:05
Notícia
X

Preso na última quinta-feira (21), o ex-jogador Robinho pode ter sua pena reduzida na prisão com o passar dos meses. Além da pena dele poder progredir para o regime semi-aberto a partir de 3 anos e meio de cumprimento em regime fechado.

Isso porque, segundo o artigo 112 da Lei de Execuções Penais, o condenado pode estudar e trabalhar na academia para a remissão da pena total, impactando no tempo mínimo que ele deve cumprir no regime fechado - que é de 40% da pena total, ainda de acordo com a mesma lei.

O condenado "desconta" um dia de pena a cada 12h de estudo - divididas em, ao menos, três dias. O mesmo acontece para cada três dias de trabalho. Ou seja, em uma semana, o condenado pode reduzir até dois dias de pena.

Robinho foi detido em Santos, após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votar a favor que ele cumpra a pena de nove anos por estupro coletivo, a partir de condenação na Itália.

O ex-jogador foi preso na última quinta-feira, mas transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada da sexta-feira (22). Ele está em uma cela isolada e deve ficar cerca de 20 dias separado de outros presos.

O local é conhecido como 'presídio dos famosos', por ter encarcerado criminosos como Alexandre Nardoni, Gil Rugai, Lindemberg Alves, Edinho (filho de Pelé) entre outros envolvidos em casos de grande repercussão nacional.

Tags

Autor