Santa Cruz não vai ter Itamar Schüller mesmo que consiga Série D 2024
Santa Cruz ainda sonha com vaga na Série D deste ano
A luta para jogar a Série D deste ano pode fazer com que o Santa Cruz tenha um trabalho não tão simples para o início da competição. Isso porque a eventual ida para a Quarta Divisão de 2024 não fará os jogadores que já saíram retornarem ao Arruda. Além deles, o técnico Itamar Schülle também não voltaria. Ou seja, o Santa Cruz teria que remontar seu elenco e comissão técnica novamente.
Isso porque Itamar já fechou com o Retrô, justamente para a disputa da Série D deste ano. Além dele, nomes como Lucas Siqueira e Caio Melo já deixaram o clube. No caso de Lucas, o retorno para o Santa Cruz, irá acontecer na temporada que vem já que ele renovou o contrato e foi emprestado ao Botafogo-PB. Thiaguinho foi devolvido à Jacuipense, assim como o zagueiro Paulo César, que retornou ao CSA.
A confirmação dessa situação foi dada em coletiva, nessa segunda-feira (25), no Arruda. O repórter Igor Moura, da Rádio Jornal, acompanhou a entrevista e trouxe todos os detalhes.
Santa Cruz tenta Série D 2024
Na coletiva de segunda, o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, e o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Álvaro Maia, anunciaram que o clube entrará com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para garantir sua participação na Série D 2024.
O Santa Cruz questiona a presença do Democrata de Sete Lagoas, que herdou uma vaga da Federação Mineira de Futebol mesmo após ter sido rebaixado como lanterna no Campeonato Mineiro do ano passado.
Mesmo rebaixado, o Democrata se classificou devido às desistências de outros times.
Segundo Álvaro Maia, a classificação do Democrata viola a Lei Geral do Esporte, que exige critérios técnicos para a participação em competições nacionais.
O artigo 193 da lei diz o seguinte:
"A participação de organizações esportivas em competições de responsabilidade das organizações esportivas que administram e regulam a respectiva modalidade dar-se-á em virtude de critério técnico previamente definido, conforme os próprios regulamentos.
§ 1º Para os fins do disposto neste artigo, considera-se critério técnico a habilitação de organização esportiva em razão de colocação obtida em competição anterior."
Para herdar a vaga, o Santa Cruz se baseia no Ranking da CBF de 2024. O Tricolor é o time sem divisão nacional com melhor colocação no ranking.
O Santa Cruz já havia protocolado um ofício solicitando a referida vaga junto a Confederação Brasileiro de Futebol (CBF). Segundo Maia, o documento está sob análise da entidade desde a última sexta-feira.
Série D 2024
No início de março, a CBF definiu o regulamento, critérios técnicos e tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. A decisão frustrou o Santa Cruz, que não conseguiu classificação em 2023, mas esperava herdar uma vaga em caso de alguma desistência ou aumento do número de vagas.
O torneio vai acontecer com 64 clubes e com os times previstos. Dessa maneira, a participação do Tricolor do Arruda não deve acontecer.
A Série D de 2024 está prevista para começar no dia 28 de abril e acabar no dia 29 de setembro. O início da competição acabou atrasando em uma semana o que estava previsto pela CBF no começo da temporada.