Ceará vence o Fortaleza e fará jogo de campeões contra o Sport pela Copa do Nordeste
Goleiros brilham na decisão, mas Vozão leva a melhor e fica com o título
É para soltar o grito de Campeão! O Ceará venceu nos pênaltis o Fortaleza, na tarde deste sábado (06/04), em um confronto emocionante na grande final do Campeonato Cearense 2024. O duelo aconteceu na Arena Castelão e terminou empatado em 1x1, com gols de Saulo Mineiro (Ceará) e Lucero (Fortaleza). Nas penalidades, vitória alvinegra por 3x2.
Contudo, a final ficou marcada pela pancadaria no final. Após a confirmação do título do Ceará, muita briga entre os jogadores das duas equipes. O desentendimento começou com funcionários do Fortaleza e ganhou a adesão dos atletas das duas equipes. Vários jogadores chegaram às vias de fato.
A confusão precisou ser contida pela Polícia Militar, mas durou cerca de três minutos.
Dentro da emoção do futebol, o grande destaque foi o goleiro Richard, que mostrou o seu valor e deu o título ao time do Vozão. Com a conquista, o alvinegro se iguala ao rival como maior campeão do estado, com 46 títulos. De quebra ainda impediu o hexa do Tricolor do Pici.
Agora, o Ceará terá o dia para comemorar e iniciar sua preparação para o duelo de campeões contra o Sport, disputado em jogo único pela Copa do Nordeste na próxima quarta (10). O Leão de Pernambuco foi campeão pernambucano. A partida terá transmissão da TV Jornal, com exclusividade da TV aberta em Pernambuco.
Resumo da partida
Principal clássico do estado cearense, o jogo iniciou com uma grande e bela festa das torcidas presentes, porém esta comemoração fez com que o início do jogo fosse atrasado por cerca de oito minutos.
Com a bola rolando, as duas equipes ficaram nos primeiros minutos estudando os próximos movimentos que dariam em campo, sem nenhuma chance de gols para nenhum dos lados. O Ceará bem que tentou balançar as redes com Saulo Mineiro, parando na trave, assim como o Fortaleza, que teve pela frente um Richard gigante. Assim, o primeiro tempo acabou terminando em 0 a 0.
A conversa no vestiário do Ceará parece ter feito efeito, visto que o time conseguiu encontrar o caminho dos gols logo aos 3 minutos do segundo tempo com o imparável Saulo Mineiro, 1 a 0 Vozão. Mas Fortaleza também teve um papo ofensivo e logo que sofreu o gol foi para cima, balançando as redes aos 12 minutos, com Lucero empatando para o Leão do Pici 1 a 1.
Mas a alegria do torcedor tricolor diminuiu quando Bruno Pacheco foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, obrigando o Leão a jogar a final com apenas 10 atletas e se segurando para não levar outro gol até o fim da etapa final. O jogo acabou indo para os pênaltis.
No duelo entre os goleiros João Ricardo e Richard, o arqueiro do Fortaleza iniciou bem defendendo duas penalidades, mas o defensor do Vozão que reassumiu a titularidade, mostrou o motivo de ser valorizado e defendeu duas penalidades, sagrando o time comandado por Mancini como campeão, acabando a hegemonia do adversário e empatando o número de títulos no geral.