Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

TURISMO

Um passeio por Clarice Lispector: 10 livrarias para visitar em São Paulo

A cidade abraça várias programações sobre a escritora que são imperdíveis se incluir no roteiro turístico

Estadão Conteúdo Julianna Valença
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Julianna Valença
Publicado em 09/02/2022 às 13:35 | Atualizado em 09/02/2022 às 13:35
Foto: Unsplash
A cidade de São Paulo acolhe diversas livrarias de rua que são um charme. Entre o cheiro de livros, café e títulos instigantes, os clássicos de Clarice podem ser também encontrados. - FOTO: Foto: Unsplash
Leitura:
Uma das maiores escritoras brasileiras, Clarice Lispector (1920-1977) vem sendo homenageada ao longo do último ano pelo seu centenário de nascimento - ela nasceu em 10 de dezembro de 1920.
No primeiro semestre de 2022, a cidade de São Paulo abraça várias programações sobre a escritora que são imperdíveis de se incluir no roteiro turístico.

Dez livrarias de rua para visitar em São Paulo:

Nos últimos anos, a Rocco, que edita a obra de Clarice Lispector, vem relançando os livros da autora com novo projeto gráfico e com reproduções de telas pintadas pela escritora nas capas. E vem, ainda, apresentando novos títulos aos leitores brasileiros, como volumes com todas as suas cartas, todos os seus contos e todas as crônicas, por exemplo.

 

E quem quiser conhecer uma Clarice diferente, a das colunas femininas publicadas em jornais e revistas, pode conferir esses textos em Correio Para Mulheres, também no catálogo da Rocco.

 

A cidade de São Paulo acolhe diversas livrarias de rua que são um charme. Entre o cheiro de livros, café e títulos instigantes, os clássicos de Clarice podem ser também encontrados. Confira a lista:

 

1 - Gato Sem Rabo
Rua Amaral Gurgel, 352 - Vila Buarque

2 - Ponta de Lança
Rua Aureliano Coutinho, nº 26 - Vila Buarque
3 - Yerba
Rua Pirineus, 86 - Campos Elíseos
4 - Livraria da Tarde
Rua Cônego Eugênio Leite, 956 - Pinheiros
5 - Livraria Mandarina
Rua Ferreira de Araújo, 373 - Pinheiros
6 - Livraria da Travessa
Rua dos Pinheiros, 513 - Pinheiros
7 - Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho, 915 - Pinheiros
8 - Livraria Martins Fontes
Av. Paulista, 509
9 - Livraria Simples
Rua Rocha, 259 - Bela Vista
10 - Livraria do Brooklin
Rua Hollywood, 275 - Brooklin.

Exposição Constelação Clarice

Aberta em outubro, a exposição Constelação Clarice entra na reta final e fica em cartaz até o dia 27 de fevereiro, no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista.
 
Trata-se de uma investigação da poética da autora, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Veronica Stigger, por meio de aproximadamente 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias, cartas, discos, matérias de imprensa e outros documentos.
 
Onze núcleos apresentam obras em diversos suportes, criadas por 26 artistas visuais atuantes entre as décadas de 1940 e 1970.
 
Serviço: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2.424). De 3ª a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Última admissão: 30 minutos antes do encerramento. Entrada gratuita. Até 27/2.
 

Musical A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa

O musical A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa é uma adaptação para os palcos do livro mais popular de Clarice Lispector. A obra acompanha a migrante nordestina que se muda para o Rio de Janeiro, onde leva uma vida marcada pela ausência de afeto e poesia.
 
Vista pela sociedade como uma mulher desprovida de qualquer atrativo, Macabéa se contenta com uma existência medíocre: ganha menos do que um salário, divide um quarto com quatro pessoas, sofre com um chefe rigoroso e não atrai a atenção de ninguém.
 
O espetáculo tem direção de André Paes Leme, músicas de Chico César e Laila Garin no papel de Macabéa.
 
Serviço: Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579). 6º e sábado, às 21h, e domingo, às 18h. A venda dos ingressos é feita semanalmente no portal do Sesc e nas bilheterias. R$ 40. Até 27/2.

Últimas notícias