CONFLITO

O que aconteceu com Chernobyl? Entenda o desastre nuclear

A Usina Nuclear de Chernobyl, localizada a 120 km da capital da Ucrânia, foi palco de um desastre nuclear na década de 80

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença, Flávio Oliveira

Publicado em 24/02/2022 às 12:46 | Atualizado em 25/02/2022 às 16:06
Notícia
X

A Usina Nuclear de Chernobyl está localizada a 120 km de Kiev, a capital da Ucrânia. Protagonista do maior desastre nuclear do mundo, a região não é habitada desde 1986, devido aos altos índices de radioatividade.

Por causa da curiosidade histórica e o ar de uma cidade abandonada às pressas, o destino tem sido procurado por turistas desde 2002, que contratam excursões para ida até o local.

Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia

Desastre nuclear em Chernobyl 

No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da Usina Nuclear de Chernobyl explodiu. Na época, o local era administrado pela URSS. A explosão na estação nuclear enviou uma nuvem de lixo radioativo sobre grande parte da Ucrânia, Bielorússia e Rússia.

Milhares de bombeiros, engenheiros e médicos foram enviados ao local para combater o incêndio e evitar que outros reatores explodissem. Sem conseguir conter a explosão, helicópteros despejaram areia e outros materiais para abafar o fogo e tentar parar a contaminação.

Foto: HBO/Divulgação
Em 2019, estreou a minissérie 'Chernobyl', da HBO, contando a história do desastre nuclear na então União Soviética - Foto: HBO/Divulgação

Mesmo com a morte de duas pessoas no desastre, além da internação de operários, bombeiros e do perigo da deposição de partículas radiativas, ninguém nas áreas próximas foi evacuado nas primeiras 36 horas após o início do acidente nuclear.

Inicialmente, temendo o risco político, a União Soviética negou ter havido qualquer acidente. Mas as partículas radioativas haviam se chegado até a Suíça e, somente em 28 de abril, os soviéticos anunciaram que houve um desastre nuclear na região.

FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP
Em Chernobyl, a fauna tem uma expectativa de vida menor e uma taxa de reprodução inferior devido aos efeitos do desastre nuclear - FOTO: Sergei SUPINSKY / AFP

Foi só então que o mundo se deu conta de que estava diante de um evento histórico. A União Soviética acabou evacuando 335 mil pessoas, com consequência a longo prazo para milhares de pessoas.

Chernobyl é usada pelo exército ucraniano

No entanto, nos últimos dias, Chernobyl ganhou um destaque diferente. O governo ucraniano tem usado a "cidade fantasma" para treinar as forças de segurança do país para a guerra contra a Rússia.

O local foi escolhido por ser próximo à Bielorrúsica, país aliado à Rússia. Segundo a CNN, tropas russas estariam concentradas na divisa entre o país e a Zona de Exclusão de Chernobyl.

Tags

Autor