INVASÃO

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: combates avançam e se aproximam de Kiev e de Chernobil

O aeroporto de Gostomel, próximo ao aeroporto de Antonov, está localizado ao norte de Kiev é por enquanto o local mais próximo da capital que as forças russas chegaram desde o início da invasão

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 24/02/2022 às 12:20 | Atualizado em 25/02/2022 às 16:05
Notícia
X

O Exército ucraniano anunciou, nesta quinta-feira (24), que acontecem nesta manhã combates pelo controle de um aeroporto militar em Gostomel, perto de Kiev.

"Combates estão em curso pelo aeroporto de Gostomel", localizado poucos quilômetros a noroeste de Kiev, anunciou o chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaloujny.

Segundo imagens publicadas nas redes sociais, esta infraestrutura para ter sido atacada por vários helicópteros.


 

A situação também é "tensa" no sul do país, onde combates estão sendo travados pelas cidades de Genitchesk, Skadovsk e Chaplynka, na região de Kherson, perto da Crimeia, acrescentou Zaloujny.

Fontes oficiais também alertaram para combates na zona ucraniana de Chernobil, perto do depósito de resíduos nucleares. 

 

 

O aeroporto de Gostomel, próximo ao aeroporto de Antonov, está localizado ao norte de Kiev é por enquanto  o local mais próximo da capital que as forças russas chegaram desde o início da invasão, nesta quinta-feira.

Alexander Kovtonenko, um civil de 30 anos que mora perto do local, disse que dois aviões de guerra dispararam mísseis contra as tropas ucranianas.

"Depois houve tiros. Durou três horas", contou à AFP. "Mais tarde, mais três aviões chegaram e o tiroteio recomeçou", acrescentou.

 

A emissora americana CNN mostrou imagens de tropas russas no aeroporto e um jornalista disse que eles falaram com os militares.

Mais cedo, os guardas de fronteira ucranianos confirmaram que tanques russos entraram no país pelo sul da fronteira ucraniana-bielorrussa e seguiram em direção a Kiev.

Tags

Autor