CONFLITO

GUERRA UCRÂNIA: quais pontos turísticos ucranianos podem ser destruídos com o avanço do conflito?

A guerra entre a Rússia e Ucrânia, além de colocar em risco muitas vidas, também tem impacto nos pontos turísticos dos países, que podem ser destruídos

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira

Publicado em 24/02/2022 às 14:43 | Atualizado em 04/03/2022 às 14:43
Notícia
X

Com a notícia de que tropas da Rússia invadiram a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), a preocupação com o cenário da guerra só aumentou. O conflito pode causar mortes e a destruição do patrimônio histórico dos países envolvidos.

Isso porque, caso ocorra a progressão da guerra entre a Rússia e Ucrânia, as vidas e moradias de cidadão russos e ucranianos é posta em cheque. Forças militares russas já entrou na capital da Ucrânia, Kiev, através da Bielorrúsia.

Pontos turísticos são importantes instrumentos que guardam a história das populações e correm o risco de ser destruídos com a guerra. 

Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia

 

Catedral de Santa Sofia de Kiev

Reprodução/ Google Maps
A Catedral de Santa Sofia, em Kiev, Ucrânia, é um Patrimônio Mundial da Humanidade. O monumento corre risco de desaparecer em meio à guerra contra a Rússica - Reprodução/ Google Maps

Esse foi o primeiro monumento do país inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO e fica na capital da Ucrânia, Kiev. A Catedral de Santa Sofia faz parte do Complexo Nacional de Conservação da Santa Sofia, do qual fazem parte outros museus e construções que apresentam exposições.

A Catedral conta com 13 cúpulas douradas, além de ser recoberta de mosaicos e afrescos de mestres bizantinos do século XI.

 

Golden Gate

Reprodução/YouTube
O Golden Gate é o antigo portão da capital da Ucrânia, Kiev - Reprodução/YouTube

Também em Kiev, o Golden Gate é um dos pontos turísticos mais reconhecidos da Ucrânia. Ele é o antigo portão de entrada da cidade e apresenta um museu dentro dele, contando a história.

Hoje, a construção original não é encontrada do local, mas sim uma réplica do antigo portão. Assim como a Catedral de Santa Sofia, o Golden Gate também é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

 

M. F. Sumtsov Kharkiv Historical Museum

Divulgação/Ivan Shevtsov
A maior exposição do museu é dedicada à história da Ucrânia e da região de Kharkiv, sendo chamada de Slobozhany - Divulgação/Ivan Shevtsov

O Museu se localiza na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. É um importante instrumento dedicado à história e cultura ucraniana, tendo sigo inaugurado em 1920.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o museu sofreu um golpe duro e boa parte do seu acervo foi perdido. Há o temor de que situação semelhante aconteça durante a guerra entre Rússia e Ucrânia. 

 

Praça da Independência

DANIEL LEAL / AFP
Monumento da independência, no centro de Kiev - DANIEL LEAL / AFP

A Praça da Independência de Kiev abriga o Monumento de mesmo nome. Há séculos, o local é considerado o coração de Kiev, o local mais histórico do país.

Já foi palco de revoluções (como recentemente, em 2014), de celebração de vitórias e onde se realizam muitos festivais. Os amigos costumam se encontrar no Monumento da Independência, as crianças brincam na fonte e os terraços ensolarados sempre atraem uma multidão.

Tags

Autor