GUERRA UCRÂNIA: quais pontos turísticos ucranianos podem ser destruídos com o avanço do conflito?
A guerra entre a Rússia e Ucrânia, além de colocar em risco muitas vidas, também tem impacto nos pontos turísticos dos países, que podem ser destruídos
Com a notícia de que tropas da Rússia invadiram a Ucrânia na madrugada desta quinta-feira (24), a preocupação com o cenário da guerra só aumentou. O conflito pode causar mortes e a destruição do patrimônio histórico dos países envolvidos.
Isso porque, caso ocorra a progressão da guerra entre a Rússia e Ucrânia, as vidas e moradias de cidadão russos e ucranianos é posta em cheque. Forças militares russas já entrou na capital da Ucrânia, Kiev, através da Bielorrúsia.
Pontos turísticos são importantes instrumentos que guardam a história das populações e correm o risco de ser destruídos com a guerra.
Veja as primeiras imagens do ataque da Rússia a Ucrânia
Catedral de Santa Sofia de Kiev
Esse foi o primeiro monumento do país inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO e fica na capital da Ucrânia, Kiev. A Catedral de Santa Sofia faz parte do Complexo Nacional de Conservação da Santa Sofia, do qual fazem parte outros museus e construções que apresentam exposições.
A Catedral conta com 13 cúpulas douradas, além de ser recoberta de mosaicos e afrescos de mestres bizantinos do século XI.
Golden Gate
Também em Kiev, o Golden Gate é um dos pontos turísticos mais reconhecidos da Ucrânia. Ele é o antigo portão de entrada da cidade e apresenta um museu dentro dele, contando a história.
Hoje, a construção original não é encontrada do local, mas sim uma réplica do antigo portão. Assim como a Catedral de Santa Sofia, o Golden Gate também é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
M. F. Sumtsov Kharkiv Historical Museum
O Museu se localiza na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. É um importante instrumento dedicado à história e cultura ucraniana, tendo sigo inaugurado em 1920.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o museu sofreu um golpe duro e boa parte do seu acervo foi perdido. Há o temor de que situação semelhante aconteça durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Praça da Independência
A Praça da Independência de Kiev abriga o Monumento de mesmo nome. Há séculos, o local é considerado o coração de Kiev, o local mais histórico do país.
Já foi palco de revoluções (como recentemente, em 2014), de celebração de vitórias e onde se realizam muitos festivais. Os amigos costumam se encontrar no Monumento da Independência, as crianças brincam na fonte e os terraços ensolarados sempre atraem uma multidão.