VIAJAR EM PERNAMBUCO

5 lugares fora do óbvio para viajar em Pernambuco; veja roteiro completo

Confira um roteiro completo e fora do óbvio com 5 lugares para visitar em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 08/03/2022 às 15:22 | Atualizado em 11/03/2022 às 15:53
Notícia
X

Um dos estados mais visitados do Nordeste, Pernambuco figura como destino certo de quem quer aproveitar beleza natural, boa comida e atividades diversas.

Desde praias, a cachoeiras, passando também pelo balonismo e trilhas, só para mencionar. Fato é que opções para viajar não acabam.

É tanto que para dar conta da diversidade de atrações que se pode fazer em Pernambuco foi criado até um Passaporte que registra tudo isso. 

Mesmo com essa pluralidade, alguns destinos são mais conhecidos pela maioria dos turistas. Aqui no blog Turismo de Valor você também encontra informações sobre eles.

Hoje confira uma lista com 5 destinos fora do óbvio para conhecer em uma viagem para Pernambuco.

 

Cachoeiras de Gravatá

Terra de arte, religião e gastronomia, Gravatá, no interior de Pernambuco, é reconhecida pelo Ministério do Turismo entre os melhores destinos do país. 

Sua Paixão de Cristo, encenada por atores locais, é reconhecida em todo o estado. Mas a cidade oferece muitos atrativos.

Pouca gente sabe, mas Gravatá tem cachoeiras lindas. Antes de chegar nas cachoeiras, é preciso conhecer a Reserva Particular de Proteção Natural Serra do Contente.

Na Reserva, são 900 hectares de uma área de brejo de altitude, onde se vê resquícios da mata atlântica no bioma da caatinga.

A trilha de mil e duzentos metros é uma aula de meio ambiente ao ar livre e revela diversas curiosidades. 

Marcone barros  / Prefeitura de Gravatá / Divulgação
As trilhas na Serra do Contente são aulas de meio ambiente ao ar livre - Marcone barros / Prefeitura de Gravatá / Divulgação

Depois, o passeio segue. Poucos quilômetros após o parque se chega na Cachoeira da Palmeira, que tem 20 metros de altura.

Bem pertinho dela fica a Cachoeira do Tio, que é um pouco mais alta, com 27 metros, onde é possível praticar rapel, atividade obrigatória pra quem gosta de aventura. 

Trilha de bike em Porto de Galinhas

Um dos destinos mais procurados de Pernambuco (e do Brasil), Porto de Galinhas não oferece apenas praias, mas também várias opções de trilhas de bike por paisagens pouco conhecidas.

Em Porto, as trilhas vão de 10 a 35 quilômetros, variando de acordo com a capacidade física de cada pessoa. O trajeto mais longo é feito em três horas e meia.

No roteiro feito pela cidade que abriga essa famosa praia de Pernambuco, o blog Turismo de Valor passou por matas, além da histórica Igreja do Oiteiro, a Casa de Farinha da Dilma e o final foi em surpreendente mirante com um baobá centenário.

Para entrar em contato basta ir no perfil @trilhasportodegalinhas no Instagram ou no Whatsapp (81) 997558584. 

 

Tirolesa em Garanhuns

Destino certo para quem curte clima serrano em Pernambuco, Garanhuns é amada e reconhecida pelo seu frio. 

A região é formada por sete colinas, o que proporciona uma temperatura média de 21 graus no inverno.

Além do renomado Festival de Inverno de Garanhuns, há atividades que atraem para além do frio. Uma delas é a tirolesa no Lago São Francisco.

A Fazenda Lago São Francisco existe há cinco anos e fica localizada próxima ao distrito de Freixeiras, em Garanhuns.

A propriedade tem vários equipamentos destinados a lazer, como bosques, labirintos de arbustos e um grande lago com pedalinhos, o que já vale a viagem por si só. 

Mas o que chama atenção mesmo é a tirolesa de 350 metros de extensão e quase 40 metros de altura.


Pêndulo em Petrolina

Principal cidade do Sertão de Pernambuco, o que não faltam são atrativos em Petrolina.

Um deles adiciona um uso diferente à Ponte Presidente Dutra, construída para ligar a cidade e Juazeiro.

Trata-se do pêndulo, promovido pela Arca Sports. A experiência é rápida, mas garante uma boa dose de adrenalina.

Depois, para relaxar, a dica é aproveitar o local para fazer um passeio de caiaque ou stand-up padlle ao entardecer no Velho Chico. Todas as atividades custam R$10. 

 

Piscinas naturais de Jaboatão

Entre as várias atrações fora do óbvio em Pernambuco, é possível encontrar uma delas colada à capital do estado, em Jaboatão dos Guararapes.

Estamos falando das piscinas naturais de Candeias. Sim, elas existem. E podem ser curtidas quase todos os dias durante as marés baixas.

Vale lembrar que a praia de Candeias conta com proteção natural dos arrecifes da região, que não é de mar aberto, ao contrário da praia vizinha, de Piedade.

As formas de curtir as piscinas naturais da cidade que foi o berço da pátria são várias, desde as mais tradicionais às mais aventureiras.

Dentre essas opções para curtir essas piscinas há bike aquática, caiaque, stand up paddle (SUP) e até um voo de paramotor.

Tudo isso para curtir Pernambuco da forma menos óbvia possível.

Tags

Autor