LITORAL SUL

Sirinhaém: Ilha de Santo Aleixo, Lup Beach Club, praias e outros passeios para curtir o verão nessa cidade do Litoral Sul de Pernambuco

Distante pouco mais de 70 km de Recife, Sirinhaém se destaca no turismo do Litoral Sul de Pernambuco e é opção para roteiro de verão; confira 5 lugares para visitar

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira, Flávio Oliveira

Publicado em 06/01/2022 às 13:10 | Atualizado em 06/01/2022 às 13:14
Notícia
X

Localizado a pouco mais de 70 km de Recife, Sirinhaém é um dos melhores achados do Litoral Sul de Pernambuco. Além de uma história rica, que data desde o século XVI, a cidade oferece diversas opções turísticas e se inclui no roteiro de passeios indispensáveis na região litorânea. 

O nome da cidade faz referência ao Rio Sirinhaém, que banha o município. Esse termo é oriundo da língua tupi e significa 'prato de siri', através da junção de siri (siri) e nha'em (prato). Com passeios por ilhas, mangue, beach clubs e uma farta gastronomia, com os frutos-do-mar como carro chefe, confira uma lista de programas que não podem faltar em uma visita à cidade.

 

Ilha de Santo Aleixo

Talvez o passeio mais conhecido da cidade. Esse pequeno pedaço de terra de origem vulcânica fica entre Porto de Galinhas e Carneiros, mas é mesmo sirinhaense. O cenário é de areias brancas, águas cristalinas e uma calmaria rara.

Para chegar à ilha, situada a dois quilômetros da Barra de Sirinhaém (distrito da cidade), basta pegar uma lancha. A travessia dura pouco mais de dez minutos e pode ser feita pela Monteiro's Tour, única empresa credenciada a fazer o trajeto no local. 

O percurso, feito obrigatoriamente com colete salva vidas, é bem rápido e tranquilo. É cobrado o valor de R$ 90 por pessoa pelo translado ida e volta e a trilha, com direito a um guia turístico que vai explicar a história da ilha através de uma trilha curta, que finda na Praia da Ferradura. Ao chegar na ilha, você vai encontrar barracas de praia, com espreguiçadeiras e guarda-sóis como estrutura turística.

Em média, a permanência na ilha é de cinco horas. Nesse tempo, é possível, além da trilha, pegar o caiaque, nadar de snorkel com os peixes e aproveitar os frutos-do-mar que saem direto do restaurante flutuante, atracado no mar. 


 

Praia de Guadalupe

A praia de Guadalupe é ideal para quem procura um destino, digamos, mais paradisíaco. Isso porque ela costuma receber um número de visitantes não tão expressivo quanto Carneiros e Porto de Galinhas, que ficam a poucos quilômetros de distância. 

É conhecida por suas falésias, além da água cristalina e areia branca. O banho de mar, principalmente com famílias com crianças, é um dos melhores da região. Além disso, é uma praia cercada por coqueiros e uma vegetação nativa preservada. Uma boa dica é levar alimentos e bebidas para fazer um pic-nic em família na areia da praia. 

Lup Beach Club

Outra opção de lazer na região é o Lup Beach Club, que fica localizado na praia de Aver-O-Mar, em Sirinhaém. O equipamento funciona no esquema de day-use (R$ 50) e oferece aos visitantes piscina, deck e loung em um ambiente de frente para o mar. 

O espaço também oferece as opções de gazebos e lounges. Além disso, conta com um cardápio vasto com petiscos, sanduíches, saladas, pratos principais e também bebidas. De lá também é possível fazer passeios com destino à Ilha de Santo Aleixo e para a Praia dos Carneiros. Confira os preços aqui.

Peixada da Cici

O restaurante Peixada da Cici fica em plena BR e é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade. A especialidade da casa, como o próprio nome já diz, é a peixada preparada pela dona do espaço, Cici. 

Além da peixada, outros pratos com frutos do mar são encontrados na casa. Ah, não tem como não falar da vista de quem vista o local. Confira:

Catamarã Água Viva 

Quem quer visitar vários lugares em um só passeio precisa conhecer o Catamarã Água Viva. Ele existe há sete anos e conta com quatro embarcações com capacidade para transportar até 750 pessoas, fazendo parada nas piscinas naturais de Aver-O-Mar, praia dos Carneiros, Capela de São Benedito, banho de argila da praia de Guadalupe e manguezais de Rio Formoso.

O passeio dura, em média, cinco horas. Os catamarãs contam com primeiro andar, cozinha, banheiro e música ao vivo. Além de trazer a experiência de conhecer vários lugares em um mesmo passeio, provam ao turista que Sirinhaém não fica para trás quando comparada a outras praias e cidades mais famosas do Litoral Sul.

Tags

Autor