TURISMO

ANIVERSÁRIO RECIFE E OLINDA: descubra 8 pontos turísticos das cidades irmãs que se assemelham

A equipe do Blog Turismo de Valor reuniu 10 pontos turísticos icônicos de ambas as cidades que se assemelham

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 12/03/2022 às 6:30 | Atualizado em 14/03/2022 às 17:55
Notícia
X

Neste sábado (12) as cidades irmãs Recife e Olinda celebram 484 e 186, respectivamente. Além de dividirem a mesma data de aniversário, ambas se encontram na história e cultura.

A equipe do Blog Turismo de Valor reuniu oito pontos turísticos icônicos de ambas as cidades que se assemelham. Confira:

Torre de Cristal x Farol de Olinda

Um dos monumentos mais famosos do Recife, a Torre de Cristal do Artista Francisco Brennand compõe a paisagem do Marco Zero no Recife.

O monumento de 32 metros de altura é uma das peças - e a mais famosa - do parque das esculturas.

Em Olinda, já longe é possível avistar o farol bicolor. Pintado em listras pretas e brancas, o monumento está localizado no Morro do Sarapião, Bairro de Amaro Branco.

A estrutura tem 42m e fica há 130m acima do nível do mar.

 

Reprodução
Torre de Cristal, Recife; Farol de Olinda, Olinda. - Reprodução

Mercado de São José x Mercado Eufrásio Barbosa

 Localizado no bairro de São José, área central do Recife, o Mercado de São José tem sua construção datada em 1875 é um marco arquitetônico da cidade. Sua estrutura de ferro foi inspirada no mercado público de Grenelle, em Paris.

Hoje, o local respira artesanato de Pernambuco, além também do comércio alimentício.

Localizado Largo do Varadouro, em Olinda, o Mercado Eufrásio Barbosa foi transformando em um grande Centro de Cultura Popular. O centro funciona com muito artesanato e culinária local.

 

Reprodução
Mercado de São José, Recife; Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda. - Reprodução
 

Igreja de São Pedro x Mosteiro de São Bento

 A igreja de São Pedro dos Clérigos está localizada Centro do Recife. A estrutura é um dos tesouros da arquitetura sacra da capital. Ao seu redor, comércios e restaurantes ganham destaque. 

Em Olinda, a estrutura que se assemelha a São Pedro em importância histórica e cultural é o Mosteiro de São Bento. O local abriga a arte barroca da melhor qualidade.

 

Reprodução
Igreja de São Pedro, Recife; Mosteiro de São Bento, Olinda. - Reprodução

Casa da Cultura x  Mercado da Ribeira

A Casa da Cultura Luiz Gonzaga é um dos maiores polos de comercialização de artesanato do Recife e um dos cartões postais do estado. O local foi inicialmente construído para abrigar a antiga Casa de Detenção do Recife.

Em Olinda, o importante centro de artesanato se concentra no Mercado da Ribeira. A construção data o século XVII e XVIII e funcionava com atividades mercantis.

 

Reprodução
Casa da Cultura, Recife; Mercado da Ribeira, Olinda. - Reprodução

Tags

Autor