Aniversário de Recife e Olinda 2022: o que fazer em Olinda em 1 dia?
Veja um roteiro para aproveitar em Olinda durante o aniversário da cidade e de Recife

Neste sábado (12), as cidade-irmãs Olinda e Recife fazem aniversário. A mais velha, Olinda, chega aos 487, enquanto Recife, aos 485 anos.
Além de dividirem história, as duas são importantes cidades para a construção de Pernambuco e do Brasil como um todo.
Distante 7 km da capital pernambucana, Olinda oferece opções aos visitantes para além do período de Carnaval, festa pela qual é reconhecida nacionalmente.
Aqui no blog Turismo de Valor, preparamos um roteiro imperdível para aproveitar Olinda, mesmo tendo pouco tempo. Saiba o que fazer em Olinda em 1 dia.
Mercado Eufrásio Barbosa
Que tal começar o dia comendo bem? Pela manhã, inicie o roteiro no Mercado Eufrásio Barbosa, um dos pontos turísticos de Olinda.

Lá é possível encontrar feiras, lojas, salas de exposição, cafés e até uma livraria. Vale lembrar que para visitar o mercado é preciso ir de terça a sábado, entre 9h e 17h, e a entrada custa R$ 4.
Igreja de São Sebastião e Mosteiro de São Bento
Depois da passada no Mercado, é hora de subir pela rua XV de novembro. É de lá que se chega à Igreja de São Sebastião, construída no século XVII. Ela segue o estilo rococó, que se caracteriza por sua leveza e originalidade.

No caminho, também dá para ver a Câmara Municipal de Olinda. Suas cores chamam atenção, assim como a arquitetura do prédio.
Depois de percorrer a XV de Novembro, chega-se à rua São Bento onde fica um dos grandes pontos turísticos de Olinda: o Mosteiro de São Bento.

O Mosteiro é tido como a instituição religiosa mais rica de Olinda, graças ao seu altar folhado a ouro.
Sede da Pitombeira dos Quatro Cantos
Depois de ver o Mosteiro de São Bento, siga pela rua que leva o nome do monumento, passando pela Prefeitura Municipal de Olinda e a Casa de Alceu Valença.

De lá, é possível descer pela rua 27 de Janeiro, onde fica a sede da Pitombeira dos Quatro Cantos. Esse é um dos blocos mais tradicionais do carnaval de Olinda.
Igreja do Carmo na Praça do Carmo
Depois disso, basta seguir para a Praça do Carmo e conhecer o primeiro templo católico da Ordem dos Carmelitas nas Américas: a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

De lá, é possível ver o parque do Carmo, onde acontecem alguns eventos de Olinda, e outras construções históricas.
Catedral da Sé, feira e mercado de artesanato
Depois do tour por algumas igrejas, um verdadeiro mergulho na história de Olinda, é hora de visitar um dos maiores pontos turísticos da cidade: a Catedral da Sé.

O que mais chama atenção dos visitantes é a praça em que fica a Igreja. Além disso, lá é possível ter uma das vistas mais privilegiadas de toda Olinda.
Logo de frente para a Igreja da Sé está a feirinha de artesanato e várias barraquinhas com comida de rua, como acarajé, milho cozido e, claro, tapioca.
Quatro Cantos de Olinda
Para finalizar o roteiro, desça a da Misericórdia para chegar nos Quatro Cantos. Além de ser uma região com vários bares e restaurantes, o local é ponto de encontro de blocos de Carnaval quando, em tempos normais, a festa é comemorada.

Vale a visita para quem quer finalizar o roteiro por Olinda em grande estilo.