RECIFE E OLINDA

Aniversário de Recife e Olinda 2022: roteiro ‘secreto’ nas cidades-irmãs

Veja um roteiro 'secreto', com indicações de lugares pouco conhecidos para comemorar o aniversário de Recife e Olinda

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 11/03/2022 às 17:23 | Atualizado em 14/03/2022 às 17:45
Notícia
X

Recife e Olinda, cidades-irmãs, compartilham muito mais do que a mesma data de aniversário. A irmã mais velha, Olinda, completa 487 anos no próximo sábado (12), enquanto Recife celebra seus 485 anos.

Essas duas cidades-patrimônio, importantes na construção do Brasil, oferecem muito mais que passeios tradicionais.

Aqui no blog Turismo de Valor preparamos um roteiro com lugares 'secretos' para quem busca roteiros pouco conhecidos para quem quer aproveitar as cidades sob outra ótica.


Trilha do Sítio, antigo Jardim Botânico de Olinda

Pioneirismo é sinônimo de Olinda. Prova disso é que o primeiro Jardim Botânico de Pernambuco nasceu justamente na cidade.

Pouca gente sabe, mas o Jardim Botânico de Olinda fica bem na Cidade Alta. Isso mesmo, há um lugar de calmaria bem próximo ao que costuma sediar o agito do Carnaval.

O espaço foi criado pela Carta Régia de 19 de novembro de 1798 e inaugurado em 1811 como sendo o terceiro Jardim Botânico do Brasil, que mais tarde passou a se chamar de Horto D'El Rey.

Mais tarde, foi adquirido pela família Manguinhos, proprietários do local até hoje. 

O Jardim é aberto para visitação, com valor de R$ 20,00 para adulto. Crianças de 6 a 14 anos pagam meia entrada e menores de 5 anos não pagam.

 

Recife mal-assombrado

Inspirado nas obras de Gilberto Freyre, Carneiro Vilela, Roberto Beltrão, nos relatos jornalísticos e contos populares, o tour mal-assombrado no Recife é para os corajosos.

Quem faz os passeios pode visitar locais reais das lendas, como casarões, museus, palácios, teatros, becos, ruas e praças.

 

Os roteiros são diversos e sazonais. Já os valores, a partir de R$ 30. Clique aqui e confira a lista dos próximos passeios.

 

Tour boêmio em Olinda

Quem procura uma experiência etílica pode se jogar no tour boêmio de Olinda. Oferecido após o Free Walking Tour - que visita pontos turísticos e históricos importantes na cidade - tem como início a Bodega de Veio.

Bodega do veio vai abrir filial. Foto: Heudes Régis/JC Imagem
Bodega do veio vai abrir filial. Foto: Heudes Régis/JC Imagem - Bodega do veio vai abrir filial. Foto: Heudes Régis/JC Imagem

A partir desse, o grupo que faz o tour segue para mais outros seis bares simbólicos da Cidade Alta. Os lugares visitados são um reflexo da cultura e história olindenses.

 

Mergulho nos naufrágios em Recife

Sabia que é possível praticar mergulho sem sair do Recife? Além do mergulho em si, é possível observar os mais de 20 navios naufragados na costa da cidade.

Divulgação/SETUR
Mergulho nos naufrágios, no Recife, é um dos programas 'secretos' no roteiro para conhecer a cidade - Divulgação/SETUR
 

A biodiversidade marinha, águas mornas e boa visibilidade fazem do litoral de Recife um dos locais ideais para quem pratica mergulho.

Tags

Autor