VIAGEM

MALA DE VIAGEM 10KG: saiba o que levar

É importante estar por dentro das regras aplicadas a um dos principais itens transportados no voo: a mala de viagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 15/03/2022 às 15:09
X

Nos preparativos para embarcar em uma nova aventura, é importante estar por dentro das regras aplicadas a um dos principais itens transportados: as bagagens.

Para evitar dores de cabeça no momento de lazer, o Blog Turismo e Valor reuniu as principais dúvidas acerca das malas de mão. Confira:

Pode levar uma mochila e uma mala de mão?

Os passageiros têm direito a levar na cabine do avião uma bolsa, mala ou mochila, com pertences pessoais, que pesem até 10 kg.

O que pode ser levado levado com a bagagem de mão é definido por cada companhia, assim é comum que algumas empresas permitam que seja levado uma mala pequena e outro compartimento como uma mochila, sacola ou bolsa, que caiba na embaixo do assunto à frente do passageiro.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg?

Os limites da bagagem de mão são também definidos pelas próprias companhias aéreas com base em critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e demais ações preventivas.

Em voos domésticos, por exemplo, o item precisa ter as máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, além de pesar 10kg.

Nos casos em que as exigências de tamanho e peso são serem cumpridas, as malas poderão ser despachadas

O que pode levar na bagagem de bordo?

É recomendado que sejam levados com os passageiros na bagagem de mão pertences pessoais. Como é o exemplo de objetos de valor, dinheiro, cartões de crédito, joias, remédios e documentos.

Além disso, pode-se incluir uma muda de roupas para emergências. Líquidos, aerossóis e remédios são permitidos em viagens nacionais. 

Por motivo de segurança, não são permitidos objetos que sejam identificado como armas (ou réplicas), sendo eles pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos; substâncias explosivas ou inamáveis, químicas ou tóxicas que possam colocar em risco a integridade física de pessoas ou a segurança do avião. 

Quantos mL pode levar na bagagem de mão?

A quantidade e forma de armazenamento dos líquidos costuma variar também de acordo com a empresa que oferta o serviço. Por isso, é importante que o passageiro se informe na companhia contratada. 

Algumas medidas costumam ser adotadas pela maioria, como nos voos internacionais, que os líquidos precisam ser armazenados em frascos de até 100 ml, condicionados em uma embalagem plástica transparente, com sistema de abertura e fechamento.

A quantidade máxima de líquidos é de 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa.

No caso de aerossóis de uso pessoal, os itens podem ser levados na bagagem de mão na quantidade de até quatro frascos por pessoa, sendo que cada frasco deverá observar o limite de 300ml.

Pode levar perfume no avião?

É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro.

Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Quantas bagagens posso levar no avião?

As passagens mais simples oferecidas pelas companhias aéreas não incluem o despacho de bagagem. 

Assim, os passageiros têm o direito de transportar gratuitamente apenas a bagagem de mão, com dimensões máximas de 55 cm de altura, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade

Além dessa mala, é possível levar uma uma bolsa pequena, sacola ou mochila, que tenha até 43 cm de altura, 32 cm de largura e 22 cm de profundidade. 

O peso limite é a soma da mala de mão e do item pessoal levado pelo passageiro, que precisa ser no máximo 10 kg. 

Outras bagagens podem ser despachadas por passageiro mediante pagamento de taxa. O valor varia de acordo com tamanho e peso do item. 

Tags

Autor