Coronavírus

BBB20: Globo não pretende adiantar final do programa por conta do coronavírus

Boninho negou a antecipação da final. Infectologista apareceu ao vivo no programa de segunda-feira (16) para orientar os confinados sobre as medidas de prevenção

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 17/03/2020 às 8:10 | Atualizado em 17/03/2020 às 9:58
Reprodução/Globo
Brothers recebendo as informações externas sobre o novo coronavírus, nesta segunda-feira (16) - FOTO: Reprodução/Globo

Neste momento em que o Brasil e o mundo tomam medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o diretor do Big Brother Brasil 20 (BBB20), Boninho, utilizou as redes sociais para informar algumas medidas utilizadas pela produção do programa para que os confinados permaneçam protegidos da doença. Quando questionado por uma seguidora se o programa poderia ter sua final antecipada, o diretor negou, “não queremos”, disse.

Orientações

Durante o programa transmitido ao vivo na segunda-feira (16), o apresentador Tiago Leifert informou os participantes do reality sobre os impactos da Covid-19, numa “quebra de protocolo inédita na história do Big Brother Brasil, mas necessária”, disse Leifert. O apresentador também recebeu Edimilson Migowski, Infectologista e professor da UFRJ, para orientar os brothers sobre os devidos cuidados que deverão ser redobrados nos próximos dias e tirar dúvidas sobre o vírus.

Após todas as orientações de higiene, o apresentador fez um apelo aos brothers para que conversem com o público e com suas famílias, durante o Raio-x, sobre a importância de permanecer em casa. Tiago Leifert reiterou ainda o posicionamento de Boninho dizendo que o programa continua. "Nosso programa continua? Continua! Só que a gente precisa mudar alguns hábitos. Amanhã não tem plateia, é o mais seguro a se fazer nesse momento. A gente também não vai trazer a família de vocês pra cá, porque é a melhor coisa a se fazer. E, em relação a vocês, a gente sempre foi extremamente rigoroso com a higiene, mesmo antes desse novo vírus. Mas a gente está, mesmo assim, redobrando a atenção", completou.

Casos confirmados de coronavírus em Pernambuco

A SES-PE informou, nesta segunda-feira (16) que já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus em Pernambuco.

"Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para covid-19, com as 18 confirmações, três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação. Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas", diz o boletim divulgado pelo órgão.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia

Nessa quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Coronavírus pelo mundo

Comentários

Últimas notícias