covid-19

Globo confirma primeiro caso de coronavírus entre seus funcionários

A notícia teria sido divulgada em comunicado interno da empresa

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/03/2020 às 9:46 | Atualizado em 17/03/2020 às 10:05
AFP
Quem não se importa mata mais que o vírus - FOTO: AFP

A TV Globo confirmou o primeiro caso de coronavírus entre seus funcionários. A informação foi publicada na noite dessa segunda-feira (16) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Segundo a jornalista, a notícia teria sido divulgada em comunicado interno da empresa. O paciente trabalha na Telecine, em São Paulo.

O texto que circula na emissora diz que a Globo acompanha de perto o caso e que as medidas necessárias já foram tomadas. "Para seguirmos reforçando a nossa relação de transparência, novos casos serão sempre divulgados para todos os colaboradores", fala.

>> Coronavírus muda rotina da TV aberta

>> Tiago Leifert avisa aos participantes do BBB20 sobre pandemia do coronavírus

>> Notícia de que Cuba desenvolveu vacina contra novo coronavírus é falsa

>> Por conta do coronavírus, MEC libera ensino a distância por 30 dias

O informe comunica, também, que todos os treinamentos presenciais, viagens nacionais e internacionais foram cancelados, "com exceção dos compromissos imprescindíveis que devem ser aprovados pelo diretor da área".

A recomendação aos colaboradores que voltam de viagens ao exterior ou que convivam com pessoas que estiveram fora do país é de ficar em casa por 14 dias, "independentemente de apresentarem sintomas ou não".

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230

Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Comentários

Últimas notícias