covid-19

Sobe para 904 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou o novo número nesta sexta-feira (20)

Larissa Lira
Larissa Lira
Publicado em 20/03/2020 às 17:49
Notícia
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Pesquisa foi feita entre 1 e 3 de abril - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

O Ministério da Saúde informou em um novo balanço, nesta sexta-feira (20), que o número de casos confirmados da covid-19 (novo coronavírus) é de 904 no Brasil. Ainda segundo o Ministério, são 11 mortos ao todo, o que dá uma taxa de mortalidade de 1,2%. Os óbitos foram em São Paulo (9) e no Rio de Janeiro (2). Em Pernambuco, são 31 casos novos da doença, sendo que o Estado anunciou o primeiro quadro de cura nesta sexta-feira (20).

No Nordeste, são 134 casos confirmados. O Ceará é o Estado com mais pacientes segundo o Ministério da Saúde, seguido por Bahia (33) e Pernambuco (31).

No Sudeste, são 553 casos, sendo São Paulo o Estado com mais casos: 396. São Paulo também está em primeiro no Brasil. Sul tem 90 casos, Centro-Oeste 112 e o Norte 15.

 

Comércios fechados

Nessa quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Câmara, decretou que shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia devem fechar a partir do próximo sábado (21). Nesta sexta (20), o decreto foi endurecido. Todo o comércio, serviços e construção civil também fecharão, porém a partir do próximo domingo (22). Apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias