Covid-19

Dono do Madero diz que Brasil não pode parar "por 5 ou 7 mil mortes"

Durski ainda disse que "as consequências que vamos ter economicamente no futuro vão ser muito maior do que as pessoas que vão morrer agora"

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 23/03/2020 às 22:37 | Atualizado em 23/03/2020 às 23:00
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
Dono da franquia de restaurantes "Madero", Junior Durski - FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

O dono da franquia de restaurantes “Madero”, Junior Durski, afirmou em postagem publicada na tarde desta segunda-feira (23), no Instagram, que o Brasil não pode parar "por 5 ou 7 mil mortes". O empresário, que é paranaense, já foi vereador de Prudentópolis, no Paraná, é sócio do apresentador Luciano Huck e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

>> Para Roberto Justus, '12 mil mortes é pouco para criar essa histeria coletiva'

>> Governo de Pernambuco divulga boletim diário sobre coronavírus; saiba como receber

>> Hospitais e profissionais de saúde de Pernambuco pedem doações para o combate ao coronavírus

>> 'O líder mundial mais ineficaz que responde ao coronavírus é o presidente Bolsonaro', diz fundador da Eurasia

No vídeo, Durski diz que o Brasil não tem condições de ficar parado durante esse período de quarentena e que “as consequências que vamos ter economicamente no futuro vão ser muito maior do que as pessoas que vão morrer agora com coronavírus”.

O empresário ainda complementa afirmando que é uma obrigação isolar as pessoas que fazem parte do grupo de maior risco, mas que não se pode parar o país “por conta de 5 mil, ou 7 mil pessoas que vão morrer”. “Eu sei que é muito grave, sei que é um problema, mas muito mais grave é o que já acontece no Brasil”, se referindo ao número de pessoas assassinadas anualmente.

Segundo ele, a preocupação não é com a empresa que ele administra pois ela “tem recursos, tem caixa, para passar três, quatro, cinco, seis meses parada. Não estou preocupado comigo nem com os 8 mil funcionários que temos. Eu já disse, vou manter o emprego dos nossos funcionários”.

“Estou preocupado com o Brasil, com a situação toda, com o pequeno empresário, com o vendedor de pipoca, com a pessoa que tem um mercadinho, que tem um barzinho e tem um ‘restaurantinho’ porque esses vão quebrar”, declarou

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias