Covid-19

Hospitais e profissionais de saúde de Pernambuco pedem doações para o combate ao coronavírus

Quatro unidades hospitalares da Região Metropolita solicitaram donativos

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 22/03/2020 às 17:33 | Atualizado em 22/03/2020 às 18:24
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
INTERNAÇÃO Paciente de 14 anos, com suspeita de hepatite misteriosa, passou por transplante de fígado na sexta - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Os hospitais Correia Picanço, Oswaldo Cruz (HUOC), Tricentenário e o das Clínicas (HC) estão solicitando donativos de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde que atuam nas unidades em tempos de combate ao coronavírus. As campanhas têm o intuito de aumentar o estoque de materiais visando o combate ao novo coronavírus (covid-19). Veja abaixo o que cada instituição precisa e como doar:

>> Coronavírus: já são 25 mortes e 1.546 casos no Brasil

>> China começa a viver fase pós-pandemia do coronavírus

>> Igrejas se adaptam ao isolamento causado pelo coronavírus com transmissões ao vivo nas redes sociais

Hospital Universitário Oswaldo Cruz

Os donativos para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz podem ser entregues diretamente no setor de almoxarifado da unidade hospitalar. O HUOC também possibilita a doação em dinheiro para a compra de EPIs. A iniciativa foi de funcionários.

A unidade é referência regional nos serviços de cardiologia, cirurgia videolaparoscópica, litotripsia intra-corpórea, pneumologia, oncologia, doenças infecto-parasitárias e nas cirurgias de transplante de fígado.

A lista da unidade inclui avental impermeável, capacete/viseira, espaçadores respiradores, luvas de procedimento, luvas estéreis 7,5 e 8, macacão, máscara n95, máscara cirúrgica, óculos de proteção, propés, touca e filtros hepa pediátrico. As doações devem ser entregues no setor de almoxarifado do Hospital.

Endereço

Rua Arnóbio Marquês, 310, Santo Amaro, Região Central do Recife

Telefone para contato: (81) 3184-1200

Hospital Correia Picanço

O Hospital Correia Picanço, referência estadual para o tratamento de doenças infecto-contagiosas, confirmou a necessidade e solicitou a doação de EPIs como aventais, luvas, máscaras, toucas e entre outros.

Segundo dados do Governo de Pernambuco, atualmente, a instituição atende 60% das demandas dos pacientes com Aids de todo o Estado e é o único serviço especializado no tratamento das vítimas de meningite (adulto ou pediatria).

A lista inclui avental impermeável, capacete/viseira, espaçadores respiradores, luvas de procedimento, luvas estéreis 7,5 e 8, macacão, máscara n95, máscara cirúrgica, óculos de proteção, propés, touca e filtros hepa pediátrico. As doações devem ser entregues na farmácia hospitalar.

As compras para o Correia Picanço podem ser feitas online e direcionadas para o endereço do hospital.

Endereço

Rua Padre Roma, 149, bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife

Telefone para contato: (81) 3184-3980

Hospital do Tricentenário

“Nesse momento de pandemia mundial, precisamos unir esforços!”, destacou o Hospital do Tricentenário, que solicita doações em dinheiro para a compra de equipamentos para o auxílio no combate a covid-19.

Os donativos financeiro podem ser depositados na conta da unidade de pronto-atendimento divulgada no site da instituição.

Endereço

Rua Farias Neves, R. Dr. Farias N Sobrinho, 232, Bairro Novo, Olinda

Telefone para contato: (81) 3429-2622

Hospital das Clínicas

Os profissionais de saúde do Hospital das Clinicas (HC), ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também solicitaram materiais de proteção individual. Para realizar as doações os interessados devem ligar para o número 2126-3507.

Endereço

Av. Prof. Moraes Rego, 1235 - Cidade Universitária, Recife

Telefone para contato: (81) 2126-3507

Ouça o novo episódio do podcast O Fato É...

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Coronavírus pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

Comentários

Últimas notícias