Pernambuco e Maranhão, na região Nordeste, e o Pará, no Norte, receberão nesta quarta-feira (1º de abril) cerca de 14 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e medicamentos enviados pelos ministérios da Defesa e Saúde. Uma aeronave C-130 (Hércules), da Força Aérea Brasileira, decola às 12h da quarta-feira do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Recife, São Luis e Belém. A previsão é de que o avião chegue ao Aeroporto Internacional dos Guararapes às 16h
Os materiais serão usados pelos profissionais de saúde que lidam com o atendimento de pessoas contaminadas com o novo coronavírus e foram adquiridos pelo Ministério da Saúde. A quantidade exata de cada material destinada a cada Estado não foi informada.
>> Geraldo Julio diz que medidas econômicas do governo Bolsonaro são insuficientes
A ação da FAB faz parte da Operação Covid-19, coordenada pelo Ministério da Defesa. A operação também promove campanhas de conscientização, em diversos estados e municípios, com a entrega de panfletos educativos. Há também fiscalização da entrada e saída de passageiros nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos. Foram confeccionadas e distribuídas máscaras, realizada a capacitação de militares para atuar na Defesa Biológica, Nuclear, Química e Radiológica (DBNQR), além de inspeções navais em todo o território nacional.
Acionada, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou ao JC, às 22h45 desta terça-feira (31), que ainda não havia sido contatada pelo Ministério da Saúde. A pasta também foi procurada pela reportagem, mas, até o momento, não enviou resposta.
Gestores pernambucanos reclamaram de falta de ajuda
O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB, queixaram-se bastante do que disseram ser a falta de ajudar do Governo Federal no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. "Politização é ruim. Estamos ouvindo quem entende e faz as recomendações para ficar em casa. Governo Federal não cuidou, não distribui equipamentos, não tem estratégia nacional", disse Paulo Câmara, em entrevista à Rádio Jornal no último dia 27 de março.
O gestor da capital seguiu em tom parecido. Em vídeo postado nas redes sociais no mesmo dia, Geraldo Julio disse que os governadores e prefeitos estão tentando abrir leitos hospitalares, garantir merenda e distribuir cestas básicas. No entanto, muito mais do que isso será necessário. No Recife, a prefeitura está mobilizada e a sociedade está chegando junto. Mas, é nas mãos do governo federal que está a principal decisão de como será a vida das pessoas no Brasil nos próximos meses".
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários