Pandemia

Datafolha: 76% são a favor de isolamento durante coronavírus; apoio é maior no Nordeste

São 81% os favoráveis da região que apoiam manter o isolamento social

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 06/04/2020 às 8:33 | Atualizado em 06/04/2020 às 11:09
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Pesquisa foi feita entre 1 e 3 de abril - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

O brasileiro quer manter o isolamento social no modelo atual para combater o coronavírus, ao contrário do que tem defendido o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Uma pesquisa feita pelo Datafolha indicou maioria sólida em favor de que as pessoas fiquem em casa para impedir a proliferação do vírus, mesmo que isso signifique prejudicar a economia e causar desemprego.

>> Técnica de enfermagem morre vítima de coronavírus; óbito de outra profissional está sob investigação

76% dos entrevistados pelo instituto entre 1 e 3 de abril defendem essa visão. Foram ouvidas 1.511 pessoas excepcionalmente por telefone, devido a pandemia. Apenas 18% dos entrevistados têm a visão contrária, de que é mais importante acabar com o isolamento para estimular a economia.

>> Brasileiros consideram muito baixa a chance de perder emprego por conta da crise do coronavírus, diz pesquisa

O apoio de que as pessoas fiquem em casa é maior no Nordeste, onde Bolsonaro historicamente tem menor popularidade. São 81% os favoráveis da região, governada em sua maioria por políticos de esquerda

No Sul, reduto de Bolsonaro, 70% defendem que as pessoas não saiam de casa para trabalhar, sendo o menor índice entra as regiões do país.

>> Pesquisas mostram que população está muito insatisfeita com a conduta de Jair Bolsonaro no enfrentamento do coronavírus

Na mesma linha, dois terços dos entrevistados querem manter a proibição de abertura do comércio não essencial, enquanto 87% dizem que as aulas devem continuar suspensas.

Numa proporção de 2 para 1, no entanto, os brasileiros entendem que o fechamento segue sendo necessário. Defendem a restrição 65% dos entrevistados, contra 33% que favorecem a reabertura das lojas.

67% das pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos apoiam o fechamento do comércio e 62% dos entrevistados no segmento que ganha de dois a cinco salários mínimos

Quanto à volta às aulas, apenas 11% das pessoas entrevistadas defendem, contra 87% que são contra.

Normalmente, o Datafolha trabalha com pesquisas feitas presencialmente, abordando pessoas em pontos de fluxo. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Últimas notícias