Covid-19

Âncora da GloboNews é criticado por correr na rua durante quarentena

Exercícios ao ar livre não estão proíbidos, mas a recomendação das autoridades de saúde é de evitar corridas e caminhadas por bom senso e prevenção

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 08/04/2020 às 8:12 | Atualizado em 08/04/2020 às 8:26
Reprodução
O jornalista Marcelo Cosme é flagrado caminhando no calçadão e recebe críticas - FOTO: Reprodução

O jornalista Marcelo Cosme, apresentador do canal GloboNews, sofreu duras críticas após aparecer praticando exercícios físicos na rua durante a quarentena social imposta por conta da pandemia do coronavírus. Ele foi filmado caminhando em um calçadão no Rio de Janeiro na última terça-feira (7). No instagram, o vídeo foi publicado por Alexandre Monteiro, mas acabou viralizando e sendo repostado por outras pessoas acompanhado por uma enxurrada de comentários ofensivos. Confira:

Nas imagens, Marcelo Cosme é acusado de ser hipócrita por caminhar ao ar livre, em seguida o jornalista responde: "você me respeite. Posso te dizer? Eu não sou grupo de risco", e retoma a caminhada, enquanto contina sendo filmado e hostilizado. 

No Rio de Janeiro, atividades ao ar livre são permitidas?

No Rio de Janeiro, o decreto estadual de isolamento social (nº 47.006) suspende a frequência da população em praias, lagoas, rios e piscinas públicas. Além de determinar o fechamento de academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares. Quanto a prática de exercicícios físicos na rua não foram impostas restrições, além da orientação de respeitar a distância mínima entre pessoas. No entanto, a recomendação básica é de ficar em casa e sair apenas em situações de extrema urgência. 

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) ameaçou, na última semana, deter os que desrespeitarem as recomendações do governo e da Organização Mundial da Saúde. No decreto da quarentena, há um procedimento que permite às forças de segurança do estado fotografarem e filmarem todos os que descumprirem as medidas previstas. "Do ponto de vista legal, vamos começar a fotografar, e depois essas pessoas serão processadas. Se não quiser se identificar, essas pessoas serão levadas à delegacia", disse Witzel. 

E em Pernambuco?

O governador Paulo Câmara decretou, na noite de 17 de março, o fechamento das academias de ginástica e estabelecimentos similares. Mas, as atividades físicas ao ar livre não foram proíbidas. De acordo com a médica infectologista Drª Vera Magalhães, ainda é possível recorrer aos espaços ao ar livre para manter a rotina de treinos, desde que respeitadas medidas de segurança.

"Diferente de países como Itália e Espanha, nós não estamos em quarentena obrigatória, apenas as pessoas sintomáticas. O exercício faz parte da saúde. Se as pessoas puderem, façam em casa. Mas eu não vejo motivos para não procurarem espaços ao ar livre, desde que respeitem os dois metros de distância entre si. O vírus se espalha por meio das gotículas de secreção, que são pesadas e caem até essa distância. Também procurem praças e parques em que não haja adensamento. O Parque da Jaqueira, por exemplo, costuma ser bem cheio, então, já não é recomendado", afirmou Drª Vera.

A infectologista alertou ainda que as pessoas não utilizem o transporte público para se deslocarem aos locais em que pretendem se exercitar. Prefiram sempre os ambientes perto de casa para que o translado ocorra a pé ou na própria bicicleta, no caso dos que não têm carro.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias