EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Governo federal recebe doação de respiradores e máscaras N95 para profissionais de saúde

Empresas estão custeando compra e transporte de EPIs vindos da China

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 15/04/2020 às 18:19 | Atualizado em 15/04/2020 às 19:26
Foto: NHAC NGUYEN / AFP
Mais 53 toneladas de máscaras devem chegar ao Brasil nos próximos dias - FOTO: Foto: NHAC NGUYEN / AFP

Mais de 150 respiradores e 300 mil máscaras N95 chegaram ao Brasil na manhã desta quarta-feira (15). O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, informou, durante a coletiva de imprensa para apresentação do boletim diário do coronavírus, realizada no fim da tarde da quarta, que o material foi adquirido pela empresa de papel e celulose Suzano, de São Paulo. De acordo com Gabbardo, assim como fez a Suzano, outros Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser adquiridos pela iniciativa privada e doados ao governo federal ou diretamente a hospitais, municípios e Estados.

 

“Hoje pela manhã, chegou um voo em Guarulhos com 159 respiradores e 300 mil máscaras N95 adquiridas pela Suzano. Grandes empresas estão ajudando, não só com recursos, mas com a aquisição de material, testes, EPIs e o Ministério da Saúde é muito grato, o povo brasileiro é muito grato pelas atitudes tomadas”, disse. Do material adquirido pela Suzano, 20 respiradores e 90 mil máscaras serão distribuídos pelo Ministério. O restante do material será distribuído pela empresa.

Mais 53 toneladas de máscaras devem chegar ao Brasil nos próximos dias, com transporte custeado pelas Lojas Americanas, informou o secretário. O primeiro lote, com 15 milhões de unidades deste EPI deve ser apanhado em breve, por um avião que já está a caminho da China. “Duas aeronaves irão até a China e devem retornar para Guarulhos no dia 21 com as cargas. Serão necessários 40 voos como esses, que devem ocorrer nos próximos dias. O Ministério da Infraestrutura está responsável pela logística de transporte aéreo e prevê que até o fim de maio mais 11 voos desses trazendo EPIs”, detalhou.

Edital para compra de Equipamentos de Proteção Individual

Também na coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde informou que vai lançar, ainda nesta quarta ou na quinta-feira (16), um edital para fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual. Segundo Gabbardo, o governo federal tem recebido muitas ofertas de testes, máscaras e outros itens por empresas nacionais e estrangeiras com representantes no Brasil. "Em um processo absolutamente transparente, publicaremos esse edital do Ministério da Saúde. As regras serão disponibilizadas para todos que têm possibilidade e interesse em oferecer esses insumos. Devem se cadastrar e o Ministério da Saúde analisará a quantidade, preços e previsão de entrega que são as variáveis que nos interessam nesse momento. Quanto custa, quando pode ser entregue e o quantitativo que tem", disse. 

Leitos de UTI habilitados no país

O secretário executivo do Ministério da Saúde afirmou que 210 leitos de UTI foram habilitados nesta quarta-feira. "Significa que o gestor, por iniciativa própria, ampliou o número de leitos de UTI e com a habilitação o Ministério da Saúde pode custear o funcionamento. Nós vamos custear, repassar recursos para que os gestores possam contratar enfermeiros, médicos, insumos necessário para o funcionamento", disse. 

Segundo ele, no Rio de Janeiro, foram habilitados 30 leitos em Volta Redonda e dez em Niterói. No Rio Grande do Sul, dez leitos em Canoas, dez em Passo Fundo e mais dez em Osório. O Piauí habilitou dez leitos em Picos e outros 20 em Teresina. Em São Paulo, foram 40 leitos na capital e dez em Itaquaquecetuba. Na Bahia, Salvador habilitou mais 40 leitos de UTI.

Tomógrafos doados pelo bancos

O Ministério da Saúde também lançará um edital para que os hospitais se inscrevam para receber tomógrafos. Os bancos Itaú, Bradesco e Santander doaram 30 tomógrafos para o Ministério e o edital servirá para analisar que hospitais vão receber o material. “Vamos abrir para que os hospitais que têm interesse possam colocar em que condição está, se tem local adequado e pessoal capacitado. O Ministério da Saúde vai analisar qual hospital tem melhor condição para receber. Não é intenção do Ministério colocar o material no hospital onde só vai poder funcionar daqui seis meses ou um ano, por exemplo. Precisa funcionar imediatamente”, explicou.

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias