A chuva de meteoros Líridas pôde ser vista a olho nu entre a noite dessa terça-feira (21) e a madrugada desta quarta-feira (22). O evento astronômico ocorre no momento que a Terra atravessa os detritos deixados pelo cometa C/1861 G1 (Thatcher). O nome Líridas faz referência à constelação Lira. De acordo com o Espaço Ciência, no Recife, a taxa máxima foi de 13 meteoros por hora, com possibilidade de observação a olho nu.
A visibilidade maior, porém, ocorreu no hemisfério Norte e nos estados da região Norte do Brasil. Ainda segundo o Espaço Ciência, também foi possível ver os planetas Marte, Júpiter e Saturno. Nas redes sociais, muitos tentaram observar o fenômeno, tanto que a hashtag Chuva de Meteoros ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter. Como muitos não obtiveram êxito, o que não faltou foram memes. Veja os comentários:
Eu tentando ver a #ChuvadeMeteoros que por sinal não vi nada pic.twitter.com/lMcTYxH1J9
— João de nada (@joaothenada) April 22, 2020
eu achando q iria ver meteoros mas o céu tá nublado????#ChuvadeMeteoros pic.twitter.com/SUgqe3tInU
— donanáclara???? (@anawfhard) April 22, 2020
Na próxima chuva de meteoros eu irei vestir uma roupa de dinossauro ???? talvez assim eu atraia um meteoro e veja #ChuvadeMeteoros pic.twitter.com/x12Znk6p1a
— Unicórnio Trevoso ????????? (@Unitrevoso_lol) April 22, 2020
#ChuvadeMeteoros nos trends e eu já ia me condenar por sempre perder as coisas que acontecem de madrugada no céu lá fora pic.twitter.com/jPYfCOxt8T
— ???????????????????????????? ???????????????? ???? (@Giliard_lima98) April 22, 2020
Eu me arrumando pra ficar na janela vendo a #ChuvadeMeteoros pic.twitter.com/sE8vBs2dPJ
— Lêpeti (@suavepet) April 22, 2020
Eu não vi nada#ChuvadeMeteoros pic.twitter.com/Ltzvsye9mP
— Roberto Garcia (@lichbraine) April 22, 2020
tô triste. onde eu moro eu nunca consigo ver nada. eclipse, chuva de meteoro etc e sou apaixonada nessas coisas#ChuvadeMeteoros pic.twitter.com/jOsIRua7Da
— gabs ? (@_1Gabss) April 22, 2020
Outros eventos astronômicos
Asteroide
Se você não conseguiu observar a chuva de meteoros, em 2020 ainda estão previstos outros fenômenos. Ainda em abril, na próxima quarta-feira (29), um asteroide de diâmetro estimado entre 1,8 e 4,1 km se aproxima da Terra e cruzará a sua órbita. O corpo celeste é considerado um dos asteroides com potencial perigo ao planeta, e foi detectado pelos astrônomos ainda na década de 90. O asteroide irá passar a 6,29 milhões de quilômetros da Terra, voando a 31 mil km/h.
Eclipse total do sol
O único eclipse total solar de 2020 deve acontecer no dia 14 de dezembro. O evento ocorre quando a lua bloqueia a passagem da luz solar. Este evento poderá ser visto, sobretudo, no hemisfério sul, especialmente em algumas áreas da Nova Zelândia, Chile e Argentina. No Brasil, só poderá ser visto de forma parcial.
As Perseidas
As chuvas de meteoro mais impressionantes para os fãs estelares acontecem em agosto e dezembro. Os eventos que acontecem em agosto foram chamadas de Perseidas ou Lágrimas de São Lourenço, isto porque 10 de agosto marca o dia de São Lourenço em vários países onde o fenômeno pode ser visto. Os dias mais ativos das Perseidas serão 12 e 13 de agosto.
As Geminídeas
Um dos últimos espetáculos celestes deste ano, a chuva de estrelas das Geminídeas ocorre uma vez por ano na Terra. Caso o céu esteja limpo, é possível ver até 120 estrelas cadentes por hora no céu, no momento de pico do fenômeno. As datas para apreciar a Geminídeas serão de 13 a 15 de dezembro.
Comentários