cientista

"Estamos num momento crítico do distanciamento social", diz cientista do Consórcio Nordeste

Miguel Nicolelis disse estar preocupado com a possível flexibilização do isolamento em Sergipe e diz que isso pode espalhar o vírus para outros Estados

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/04/2020 às 11:36 | Atualizado em 30/04/2020 às 20:36
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
No Recife, o isolamento deixa as ruas vazias - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Coordenador do Comitê Científico Consórcio Nordeste, o neurocientista Miguel Nicolelis afirmou, na manhã desta quinta-feira (30), estar preocupado com a possível flexibilização do isolamento social que pode acontecer no Sergipe nos próximos dias. De acordo com Nicolelis, este é um "momento crítico do distanciamento social", considerado importante para amenizar os efeitos do novo coronavírus.

"A minha maior preocupação é Sergipe. Lá há a possibilidade de flexibilizar e não podemos relaxar. Esse é um momento crítico do distanciamento social. Vocês viram o que houve em Blumenau que tem 175% mais casos depois da abertura do comércio. Estamos fazendo projeções para Pernambuco e todos os Estados, mas a preocupação é Sergipe. É como no dominó, se você derruba uma peça, vão caindo os outros. Então se flexibiliza lá, logo se espalha para os hubs", disse Nicolelis em entrevista na GloboNews.

>> Ceasa afere temperatura dos clientes para evitar disseminação do coronavírus

>> Paciente curado de coronavírus se emociona com homenagens na saída do hospital

O cientista também falou sobre o aplicativo "Monitora Covid-19", que registra informações das pessoas com suspeita do novo coronavírus. Ele destacou a importância dos dados para combater o coronavírus antes mesmo de uma maior disseminação.

Sobre as pessoas que não tem acesso à internet para que as informações sejam inseridas no aplicativo, Nicolelis afirmou que há uma conversa com instituições ligadas à saúde familiar para falar também com as prefeituras. "No Nordeste temos médicos da família e agentes de saúde, vamos recrutar ajuda do prefeito, usar as mídias disponíveis, carros de som, TV aberta, jornal local, tudo possível para se comunicar com as pessoas. Foi assim que Portugal e outros países combateram o vírus, eles foram de encontro ao vírus, não esperaram as pessoas irem aos hospitais. Fizeram retrospectiva do contato social para ver se precisava isolar e derrotaram o coronavírus ainda na trincheira", disse.

O cientista ainda disse que as previsões não são positivas para o Brasil. "A gente vê que está acelerando e a projeção de 10 mil casos é factível. Se o isolamento continuar caindo, a multiplicação irá acelerar, vamos passar Bérgamo, na Itália. Precisamos de comando central, de uma mensagem direta, transparente, que mostre os riscos e políticas publicas que serão feitas. Sem isso, teremos um quadro assustador", afirmou. 

Aplicativo

O Consórcio Nordeste, grupo formado pelos nove governadores da região, criou na terça-feira (29) a Brigada Especial de Saúde para reforçar as equipes de saúde no combate ao novo coronavírus.

O objetivo é multiplicar o contingente de profissionais em campo com a contratação temporária, por seis meses, de estudantes, médicos formados no exterior e voluntários para atuarem na prevenção e assistência à população.

Segundo Miguel Nicolelis, a estratégia de atuação dos profissionais contratados será feita com base nas informações fornecidas pela população, por meio do aplicativo "Monitora Covid-19".

 

O aplicativo é disponibilizado de forma gratuita e auxilia no acompanhamento de pessoas infectadas. Na página inicial, o usuário deverá escolher o Estado e a cidade. Em seguida, ao apertar 'próximo', será levado a vários informativos até encontrar a opção de realizar o login ou fazer um cadastro, informando nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS.

O 'Monitora Covid-19' está disponível para Android na Play Store, além do sistema de iPhone, na Apple Store.

REPRODUÇÃO
Aplicativo 'Monitora Covid-19' vai coletar informações para auxiliar no combate ao coronavírus - FOTO:REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias