Alerta

Polícia Federal alerta para golpe do Dia das Mães; saiba como se proteger

Criminosos usam nome de empresa de perfume para tentar clonar Whatsapp e roubar informações

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 08/05/2020 às 8:30 | Atualizado em 08/05/2020 às 8:41
Arquivo/Agência Brasil
Nesses casos, o mais indicado é não informar nenhum código recebido por mensagem - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

A Polícia Federal alerta para um novo golpe no aplicativo WhatsApp que promete um kit de perfumes usando falsamente o nome de uma grande empresa de perfumes em virtude do Dia das Mãe.

É bastante comum que cibercriminosos se aproveitem de períodos e situações específicas, como épocas festivas, promoções feitas por empresas e grandes lojas, liberação por parte do governo de vantagem financeira como FGTS, 13º salário, PIS ou até a situação que envolvam calamidades para criar e aplicar golpes financeiros com temáticas personalizadas para enganar as pessoas.

>> Saiba como não cair em novo golpe no WhatsApp que promete 500 mil cestas básicas

O golpe avisa que para ganhar um kit de perfume basta apenas responder a três simples perguntas:

- Se na cidade tem uma loja da empresa (Boticário)

- Se a pessoa já ganhou ou presenteou sua mãe com algum produto da empresa

- Se a pessoa ficaria feliz em presentear sua mãe com um kit da empresa

>> Novo golpe do WhatsApp usa gravação do Ministério da Saúde; Saiba como se proteger

Depois da vítima ter respondido as três perguntas aparece uma mensagem informando que a pessoa ganhou um kit totalmente grátis e para confirmar o prêmio, basta compartilhar o link com todos os contatos do WhatsApp que dentro de 2 a 5 a pessoas receberiam um código de 6 dígitos para retirar o prêmio em qualquer loja da empresa.

Para dar veracidade a mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já ganharam os supostos kits.

>> Golpe do auxílio emergencial já deixou mais de 850 mil vítimas, diz consultoria

O problema é que ao clicar em avançar surge uma barra de preenchimento que se for finalizada, o celular ou computador das pessoas serão infectados com programas que vão desde capturar informações pessoais como fotos, vídeos ou até mesmo mensagens e senhas.

O código que a pessoa recebe é a senha de confirmação em de segurança do WhatsApp que se for repassado, os bandidos podem clonar o WhatsApp das vítimas para aplicar golpes em todos os contatos da agenda telefônica e ter acesso a todas informações contidas no aplicativo (fotos, vídeos, mensagens).

>> PF alerta para golpe que promete desbloqueio e aprovação do auxílio de R$ 600; saiba como se proteger

Como se proteger

- Ao receber uma mensagem deste tipo, desconfie sempre antes de clicar nos links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais.

- Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

- Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: agendamentos liberados até hoje, último dia para o saque, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais conteúdos querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

- Certifique-se no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, ofertas de dinheiro, brindes, descontos ou até promessas de emprego. Nesse caso, a empresa de cosméticos já esclareceu e alertou que são falsas as informações do link acerca da distribuição gratuita de kit de beleza para o dia das mães

- Nunca preencha nenhum cadastro, formulário ou pesquisa fornecendo seus dados financeiros ou pessoais através de links enviados pelo WhatsApp, tais como: senha de bancos, cartão de crédito e do benefício do INSS. dentre outros.

- Ao entrar em qualquer página verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.

- Links que levem direito ao cadastro tem que haver o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;

- Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma consulta presencial, bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde e realizar assaltos.

- Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

- Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados.

Comentários

Últimas notícias