Desmatamento

Conselho anuncia operação em áreas protegidas da Amazônia Legal

Fiscais do Ibama e do ICMBio já estão fazendo buscas e autuações

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 11/05/2020 às 15:03
Notícia
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
O Conselho Nacional da Amazônia Legal anunciou a deflagração de operações contra "atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal" - FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O Conselho Nacional da Amazônia Legal anunciou a deflagração de operações contra “atividades ilegais em áreas protegidas por lei federal”, a partir de Porto Velho, Cuiabá e Marabá (PA). As operações ocorrem no âmbito da Operação Verde Brasil 2.

>> Novo recorde de desmatamento na Amazônia brasileira

De acordo com nota divulgada pela Vice-Presidência da República, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já estão fazendo buscas e autuações nos locais, protegidos por forças federais que atuam na região com poder de polícia conferido pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que foi instituído com o objetivo de “prevenir e reprimir delitos ambientais, bem como dar combate a focos de incêndio”.

 {'nm_midia_inter_thumb1':'http://i.ytimg.com/vi/NfCYEPt8i50/hqdefault.jpg', 'id_midia_tipo':'4', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'NfCYEPt8i50', 'cd_midia':8120540, 'ds_midia_link': 'https://www.youtube.com/watch?v=NfCYEPt8i50&feature=youtu.be', 'ds_midia': '
Começa operação contra desmatamento na Amazônia

O Brasil iniciou uma operação militar contra o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. A iniciativa foi anunciada na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro e as imagens da ação foram divulgadas nesta terça-feira.
', 'ds_midia_credi': 'AFP', 'ds_midia_titlo': '
Começa operação contra desmatamento na Amazônia

O Brasil iniciou uma operação militar contra o desmatamento e incêndios florestais na Amazônia. A iniciativa foi anunciada na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro e as imagens da ação foram divulgadas nesta terça-feira.
', 'cd_tetag': '10', 'cd_midia_w': '420', 'cd_midia_h': '315', 'align': 'Left'}

As operações foram planejadas tendo por base relatórios da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e imagens geradas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Detalhes da operação

Segundo a nota divulgada pelo conselho, que é comandado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, detalhes da operação serão apresentados ainda nesta segunda-feira (11) durante coletiva de imprensa que contará com a participação de ministros e autoridades militares, entre elas o próprio vice-presidente.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias