ISOLAMENTO SOCIAL

Ainda longe do ideal, Pernambuco tem segunda maior taxa de isolamento do País na quarta-feira

Autoridades de saúde indicam que a taxa de adesão ideal do isolamento é de 70%

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 21/05/2020 às 16:18 | Atualizado em 21/05/2020 às 16:34
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Pernambuco está em lockdown desde o último sábado (16) - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

O isolamento e o distanciamento social ainda representam as maneiras mais eficazes para prevenir a proliferação do novo coronavírus. Mesmo com medidas deste tipo adotadas em todo o País, de forma mais rígida em algumas regiões e de forma mais branda em outras, nenhum Estado brasileiro atingiu ainda o índice ideal de isolamento, que é de 70%. Mesmo aquém do esperado, Pernambuco teve a segunda maior taxa de isolamento no Brasil na última quarta-feira (20), chegando a 48,90%, segundo dados registrados pela empresa de tecnologia In Loco.

>> Lockdown precisa de ajuste ou não vai mudar a situação do sistema de saúde

>> Pernambuco se aproxima das 2 mil mortes por coronavírus

>> Mesmo em lockdown, Recife e Olinda deixam topo de ranking de isolamento social em Pernambuco nessa quarta

O Estado do Amapá, o primeiro do País a decretar o lockdown em todo o seu território, foi o líder na taxa de isolamento na quarta-feira, atingindo 55,80%. Em terceiro lugar, depois de Pernambuco, vem o Acre com 48,50% de índice neste mesmo dia. Lá não há decreto de lockdown até o momento, apenas de rodízio de veículos. Completam os cinco primeiros lugares o Pará, com 47,91%, e o Ceará, com 47,73%, ambos sob medidas rígidas de circulação. 

>> Mesmo com lockdown, periferia estará sempre nas ruas

Também durante a quarta-feira, o País inteiro teve uma média de 41,7% de índice de isolamento social. O Brasil registrou o pico no índice no dia 22 de março, chegando a 62,2%, maior média registrada até agora no País, que já passa dos 290 mil casos e dos 18 mil óbitos, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Pernambuco chegou a liderar o ranking de índice de isolamento social por estados no último sábado (16), quando as medidas de isolamento mais rígidas começaram a valer no Estado, chegando a 60,1% de adesão. Entre o sábado e a quarta, este número variou, tendo uma queda natural nos dias úteis.

A taxa chegou a 63,8% no domingo (17), 53,5% na segunda (18), e 52,1% na terça (19). De acordo com o boletim diário da covid-19, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco tem mais de 23 mil casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus e quase 2 mil mortos. 

Para que o isolamento social seja ainda mais eficaz em sua finalidade de salvar vidas e achatar a curva de novos casos da covid-19, autoridades de saúde indicam que a taxa de adesão à medida deve chegar à casa dos 70%. Este índice ainda não foi alcançado por nenhum estado brasileiro. 

Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus

Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias