CORONAVÍRUS

Mesmo em lockdown, Recife e Olinda deixam topo de ranking de isolamento social em Pernambuco nessa quarta

Carnaubeira da Penha e Salgadinho estiveram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no índice de isolamento em Pernambuco dessa quarta-feira

Katarina Moraes
Cadastrado por
Katarina Moraes
Publicado em 21/05/2020 às 8:14 | Atualizado em 22/05/2020 às 12:11
JAILTON JR./JC IMAGEM
A medida valerá até dia 28 de março - FOTO: JAILTON JR./JC IMAGEM

Pela primeira vez desde o início do lockdown, no sábado, 16, Recife e Olinda perderam o primeiro e segundo lugar em índice de isolamento social para os municípios de Carnaubeira da Penha, no Sertão do São Francisco, e Salgadinho, localizado na Zona da Mata, respectivamente, nessa quarta-feira, 20. Os dados são divulgados no Painel Índice de Isolamento Social do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), feito em parceria com a empresa In Loco. Pernambuco contabiliza quase 2 mil mortes pelo novo coronavírus, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

Nessa quarta-feira (20), Carnaubeira da Penha apresentou taxa de isolamento social de 54,4%, em um universo de 13 mil habitantes, segundo população estimada do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com 11 mil habitantes, Salgadinho vem logo em seguida, com 54,1%. Já Recife (54%), com população de 1.6 milhão; Olinda (53,5%), com 390 mil habitantes, e Terezinha (53,4%), com população de 7 mil, também no Agreste, representam o terceiro, quarto e quinto lugar em reclusão, respectivamente.

Apesar da queda de posição, Recife caiu apenas 0,1 ponto percentual entre a terça e a quarta. Já Olinda, perdeu 0,5 ponto percentual em índice de isolamento entre os mesmos dias úteis. Na segunda-feira, primeiro dia útil de lockdown no Grande Recife, as cidades apresentavam 55,5% e 55,4% de reclusão no levantamento.

O isolamento em São Lourenço da Mata (51%), Camaragibe (51%) e Jaboatão dos Guararapes (50,9%), outras cidades alvo do Decreto Estadual, caiu ainda mais da terça para a quarta-feira, figurando em nono, décimo e décimo primeiro lugar, respectivamente.

"Dados têm que ser analisados dia a dia"

Na segunda, sobre a queda nos números de isolamento social nas cinco cidades, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, afirmou que os dados têm que ser analisados dia a dia. "Temos que comparar segunda com segunda. Não dá para comparar com domingo, quando já há redução natural da circulação de pessoas", disse o secretário. O mesmo raciocínio sobre a queda no índice de isolamento foi usado pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Ele disse que não é possível comparar o índice de isolamento social do fim de semana com um dia de semana. "Se a gente olha a terça desta semana, Recife chegou a 54,1% de índice de isolamento social. Se a gente compara com a terça há 15 dias, nós temos um aumento das pessoas que ficaram em casa", afirmou.

O painel disponibilizado pelo site, no entanto, só mostra resultados do dia anterior. A reportagem tenta contato com a In Loco para ter acesso aos dados da quarta-feira passada, dia 13, mas ainda não obteve sucesso.

Ranking:

As 10 cidades com maior índice de isolamento social

  1. Carnaubeira da Penha 54,4%
  2. Salgadinho 54,1%
  3. Recife 54%
  4. Olinda 53,5%
  5. Terezinha 53,4%
  6. Ilha de Itamaracá 52,4%
  7. Primavera 51,6%
  8. Cortês 51,4%%
  9. São Lourenço da Mata 51%
  10. Camaragibe 51%

As 10 cidades com pior índice de isolamento social

  1. Solidão 28,8%
  2. Itacuruba 34,5%
  3. Fernando de Noronha 34,8%
  4. Tuparetama 35%
  5. Lajedo 35,2%
  6. Afogados da Ingazeira 36%
  7. Sertânia 36,1%
  8. Betânia 36,3%
  9. São José do Egito 36,4%
  10. Santa Cruz da Baixa Verde 36,7%

Veja como funciona o decreto

Entre os dias 16 e 31 de maio, o rodízio de veículos vai separar as placas terminadas em números pares (circulam nos dias pares) ou ímpares (circulam nos dia ímpares), além da implantação de pontos de controles móveis entre os cinco municípios. Não serão aplicadas multas de trânsito. Os motoristas que desobedecerem à regra, num primeiro momento, serão orientados a voltar para casa. Se insistirem, terão veículo apreendido. Se a desobediência continuar por parte do condutor, as forças policiais poderão ser empregadas, com condução do motorista a uma delegacia. Só poderão circular veículos com até três pessoas, incluindo o motorista, com exceção de socorro médico, por exemplo. 

As exceções, ou seja, quem tem livre circulação, são os profissionais das áreas de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, além de veículos de serviços essenciais, como distribuidoras de água e gás, energia, Correios, imprensa, alimentos, funerárias, coleta de lixo, obras, guinchos, ambulâncias, táxis, ônibus e motocicletas de entrega.

Para fiscalizar os condutores, serão ativados 34 pontos de fiscalização, sendo 16 em Recife, oito em Olinda e oito em Jaboatão dos Guararapes. Outros dois pontos vão ser instalados em Camaragibe (um) e São Lourenço da Mata (um). A fiscalização será feita em blitz. 

Veja categorias/serviços cujos veículos estão isentos do rodízio 

Artes JC
Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - Artes JC

Circulação de pessoas

Para circulação de pessoas, o governo exigirá a apresentação de documento de identificação, além de justificativa do destino e finalidade essencial para a saída. É recomendado às pessoas que precisam sair de casa, que se dirijam a estabelecimentos próximos a suas residências. O Governo do Estado informa também que serão feitas ações de fiscalização e fechamento de estabelecimentos comerciais nas comunidades, além de higienização de ruas e distribuição de kits de higiene. Também haverá entrega de material informativo com reforço da importância do isolamento social.

Obrigatoriedade do uso de máscaras

Todas as pessoas que circulam nas cinco cidades precisarão fazer uso obrigatório de máscaras. Pessoas sem o equipamento, que estiverem em vias públicas, serão orientadas a voltar para suas casas. Nos casos de estabelecimentos comerciais e transporte público, haverá autuação se for constatada a desobediência à nova medida.

Artes JC
Veículos que serão isentos do rodízio em Pernambuco - FOTO:Artes JC

Comentários

Últimas notícias