gastronomia

Dia dos Namorados em meio à pandemia: faça um jantar romântico ao som de Melim e Nando Reis

Com restaurantes e cinemas fechados, a programação a dois terá que ser feita em casa e com doses a mais de dedicação

Larissa Lira
Cadastrado por
Larissa Lira
Publicado em 11/06/2020 às 9:00 | Atualizado em 12/06/2020 às 8:19
REPRODUÇÃO / PINTEREST
O jantar romântico é uma das alternativas para comemorar a data em casa. - FOTO: REPRODUÇÃO / PINTEREST

Para os apaixonados, amar de janeiro a janeiro, como canta Nando Reis, não é difícil. Mas, o que pode se tornar uma tarefa árdua é demonstrar todo esse amor durante uma data tão especial como o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, em meio à pandemia do novo coronavírus. Com restaurantes e cinemas fechados, a programação a dois nesta sexta-feira terá que ser feita em casa e com doses a mais de dedicação. 

>> Por que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil?

Pensando nisso, a estudante de psicologia Samantha Vieira resolveu fazer um jantar romântico para seu namorado, Carlos Souza. Vivendo juntos há 4 anos e sem as opções convencionais para comemorar a data, se arriscar na cozinha foi um dos meios que ela encontrou para não passar a data em branco. "Sempre jantávamos fora ou pedíamos comida. Não sou muito de cozinhar e nunca pensei em fazer algo eu mesma, por isso acredito que será uma boa surpresa", relata. O único problema, no entanto, é saber o que cozinhar e como fazer isso. 

Para facilitar na preparação do jantar para comemorar a data, o JC contou com a ajuda do chefe Ysmael Marquina, do restaurante Pobre Juan Recife, e com as dicas de Lorrane Marques, do Instagram @Supernaamorada, que posta formas de surpreender a pessoa amada.

O primeiro passo é ter um cuidado especial com o ambiente, por isso Lorrane separou dicas para tornar o jantar a dois ainda mais especial.

Para entrar no clima 

Caprichar na música é a primeira dica para deixar o ambiente mais fluido e romântico. "Escolher as canções certas deixará o jantar ainda mais marcante. A dica é criar uma playlist com músicas que marcaram o relacionamento, que o casal goste de escutar juntos e que, de preferência, não sejam muito agitadas, já que a proposta é promover o romance", aconselha Lorrane.

Letras como as do cantor Nando Reis, da banda Melim, do Rei Roberto Carlos e do grupo Roupa Nova são alguns exemplos. 

Amor em cada detalhe

Com a playlist escolhida, é hora de pensar na iluminação e decoração. "A iluminação ajuda na hora de criar um clima romântico. É bom apostar em um ambiente meia luz e usar velas espalhadas pela mesa", indica. Espalhar fotos com a pessoa amada também é uma opção, já que, além de ser uma decoração prática, ainda contam a história do casal. "Vale colocar em porta retratos ou imprimi-las e criar uma espécie de varalzinho", exemplifica. 

Para os mais detalhistas, a decoração também pode ser feita com corações cortados em cartolina ou papel colorset e com pétalas de rosas naturais ou artificiais, espalhadas pelo chão ou mesa. Mas o mais principal é colocar amor em cada detalhe. "Para um jantar especial não é preciso comprar diversos itens, ter dezenas de flores ou fazer algo super elaborado. O amor mora nos detalhes. Pensar no que o casal gosta e no que tem a ver com a trajetória a dois é o mais indicado", completa. 

Jantar

Com a decoração feita é hora do mais esperado da noite: o jantar.  O prato principal fica por conta de uma bela massa. "É um prato rápido, prático, sem erro e sem demandar muito tempo", diz o chefe Ysmael Marquina. Mas antes, ele recomenda preparar um couvert, também conhecido como entrada ou aperitivo. "Pão fresco fatiado levemente aquecido no forno com azeite, uma manteiga de boa qualidade, um queijo gorgonzola ou salame fatiado são ótimas opções. Todos os itens são fáceis de encontrar", assegura.

O ponto alto do jantar será um linguine com tiras de filé e molho de cogumelos com parma frito triturado. "É um excelente prato, com um molho marcante e saboroso", explica Ysmael. 

REPRODUÇÃO / CHEFE YSMAEL MARQUINA
O linguine com tiras de filé e molho de cogumelos com parma frita frito é a aposta do chefe para um jatar romântico a dois. - REPRODUÇÃO / CHEFE YSMAEL MARQUINA

 Como fazer? 

Para fazer o prato será preciso:

- Massa Linguine de grano duro;

- Cogumelo-de-paris fresco;

- Filé mignon, que pode ser substituído pelo contra filé - opção mais em conta-;

- Creme de leite fresco;

- Salsa;

- Cebola;

- Pimenta do reino;

- Molho Shoyu; 

- Presunto de parma. 

O chefe aconselha cozinhar a massa com antecedência para sobrar mais tempo para o molho. Para preparação do molho será preciso: cortar o filé e tempera-ló com pimenta do reino e shoyu; refogar a cebola em uma frigideira com azeite; depois acrescentar a carne e também deixa-lá refogar; adicionar os cogumelos; depois o creme de leite e esperar encorpar; para finalizar basta acrescentar a salsa picada. O toque final fica o presunto de parma, que sera frito a parte no azeite. Após os processos, reserve a massa, o molho e o presunto, separadamente. 

Na hora de servir será preciso colocar a massa em uma panela com manteiga e esquentar o molho. Na montagem, basta colocar uma porção da massa no prato, em seguida o molho e por cima o parma triturado. Para acompanhar o prato principal, o chefe Ysmael indica um vinho tinto, da preferência do casal, ou uma cerveja artesanal encorpada para combinar com o sabor do molho. Para finalizar e adoçar o jantar, a indicação do profissional é uma taça de sorvete de creme, com doce de leite quente e raspas de limão siciliano.

REPRODUÇÃO / PINTEREST
O jantar romântico é uma das alternativas para comemorar a data em casa. - FOTO:REPRODUÇÃO / PINTEREST
REPRODUÇÃO / CHEFE YSMAEL MARQUINA
O linguine com tiras de filé e molho de cogumelos com parma frita frito é a aposta do chefe para um jatar romântico a dois. - FOTO:REPRODUÇÃO / CHEFE YSMAEL MARQUINA

Comentários

Últimas notícias