Romance

Por que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil?

Origem da data tem relação com o pai do atual governador de São Paulo, João Doria Jr.

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/06/2020 às 23:53 | Atualizado em 11/06/2020 às 23:53
DIVULGAÇÃO
OPÇÃO Curtas estadias têm sito tendência, como as noites românticas - FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta sexta-feira (12) é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil. A data serve para aquecer o amor dos casais movimenta o comércio no País, mesmo durante a pandemia do coronavírus, quando várias empresas e restaurantes encontraram maneiras de delivery e drive-thru para atender aos clientes. Mas qual a real origem deste dia no Brasil já que no exterior o Dia dos Namorados é lembrado em 14 de fevereiro, Dia de São Valentim?

A explicação curiosamente está no pai do atual governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, João Doria, o pai, foi quem teve a ideia de criar o Dia dos Namorados em 12 de junho para movimentar as vendas de junho para a loja Exposição Clipper. Isso em 1948.

Com os slogans "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga", Doria pai "criou" o primeiro Dia dos Namorados. O dia 12 foi escolhido por ser véspera de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro.

A data começou a colar no País já no ano seguinte, quando outras regiões aderiram à ideia. Até 2019, o Dia dos Namorados era a terceira maior data para o comércio nacional, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.

São Valentim fora do Brasil

Fora do Brasil a data é outra: 14 de fevereiro, o dia de São Valentim. Nos Estados Unidos e Europa, contudo, a origem é bem diferente e remonta do século 5. A história mais aceita é que São Valentim era um padre que desafiou o imperador Cláudio II, que proibiu o casamento dos homens por considerar que isso enfraquecia os seus soldados. Condenado à morte, Valentim se apaixonou na prisão e no dia da execução mandou carta para a amada, o que acabou simbolizando a tradição de se enviar o cartão de amor no dia 14 de fevereiro.

Comentários

Últimas notícias