coronavírus

Defensoria pede na Justiça divulgação diária de dado integral sobre covid-19 até 19h

A DPU pede ainda que a pasta adicione novamente ao Painel Coronavírus os dados apagados na sexta-feira.

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 06/06/2020 às 21:11 | Atualizado em 06/06/2020 às 21:11
PIXABAY
Com a atualização, o site da pasta só apresenta os dados diários - FOTO: PIXABAY

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou, neste sábado (6), com um pedido de liminar no plantão da Justiça Federal de São Paulo para obrigar o Ministério da Saúde a divulgar atualizações diárias e integrais do avanço dos casos e mortes de covid-19 no País. A DPU pede ainda que a pasta adicione novamente ao Painel Coronavírus os dados apagados na sexta-feira.

O defensor João Paulo Dorini afirma que é dever do poder público informar correta e adequadamente à população todos os atos adotados no combate à disseminação da doença no Brasil.

"Não pode qualquer chefe do poder executivo, federal, estadual ou municipal, escolher ou não tomar providências de enfrentamento ao coronavírus. Isto é um dever do administrador público. Do mesmo modo que é um dever informar correta e adequadamente à população não só sobre as medidas que as pessoas devem adotar para evitar sua contaminação e a dos demais, mas também todos os atos adotados pelo poder público no combate à disseminação da doença", diz o pedido da DPU.

Mudanças

O novo modelo de boletim do coronavírus divulgado pelo Ministério da Saúde deixou de informar o total de mortes e casos. Em nota publicada neste sábado (6) em sua conta oficial no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o governo mudou a divulgação diária sobre os casos de covid-19 porque o acúmulo de dados não estava retratando o momento do País. Às 16h deste sábado (6), o portal com informações consolidadas estava fora do ar. Quando o sistema voltou, constavam apenas a atualização das últimas 24 horas e o número de pessoas recuperadas da doença. Todas as demais informações históricas da doença foram omitidas.

 

REPRODUÇÃO / SITE
O site traz apenas as informações sobre os casos de pessoas recuperadas da doença, os casos de novas contaminações e os óbitos. - REPRODUÇÃO / SITE

REPRODUÇÃO / SITE
O site traz apenas as informações sobre os casos de pessoas recuperadas da doença, os casos de novas contaminações e os óbitos. - FOTO:REPRODUÇÃO / SITE

Comentários

Últimas notícias