Fenômeno

Após mais de uma década sem cometas no Brasil, saiba como observar o 'Neowise'

Segundo cálculos de astrônomos, este fenômeno raro voltará a aparecer na Terra somente daqui 6.800 anos

Vanessa Moura
Vanessa Moura
Publicado em 24/07/2020 às 10:36 | Atualizado em 24/07/2020 às 10:51
REPRODUÇÃO / TWITTER @VistaUniverse
Cometa Neowise - FOTO: REPRODUÇÃO / TWITTER @VistaUniverse

Após mais de dez anos sem observar um fenômeno do gênero, a partir desta sexta-feira (24) um cometa finalmente poderá ser visto por quase todos os brasileiros. O mais comentado da semana, o cometa Neowise vem dando um espetáculo no céu. Na madrugada da última quinta-feira (23), aconteceu o ponto máximo de aproximação entre o cometa e a Terra, quando o Neowise esteve há 103,5 milhões de quilômetros de nós. Nesta sexta-feira (24) ele já pode ser visto de vários pontos do país.

>>Saiba quais são os fenômenos astronômicos previstos para 2020

O Neowise, descoberto em 27 de março deste ano pela Nasa (agência espacial norte-americana) se trata de um evento raro. Outro deste deverá aparecer de novo somente daqui 6.800 anos. Segundo astrônomos, esse é o tempo médio em que o cometa leva para realizar uma volta completa em torno do Sol e se aproximar da Terra outra vez. Portanto, quem quiser assistir a este espetáculo deverá aproveitar até a próxima quinta-feira (30), quando o cometa estará visível para grande parte do Brasil.

Como observá-lo?

Para observar o Neowise o uso de um telescópio não é obrigatório. Os observadores poderão vê-lo a olho nu (dependendo do ponto de origem) até a próxima quinta. Após isso ele irá se distanciar da Terra e ficar cada vez mais escuro. No Brasil, a cada dia, o cometa ficará mais alto no céu durante o entardecer.

Para facilitar a experiência de observação do cometa e apreciar os detalhes, a pessoa pode utilizar binóculos. Em áreas urbanas, onde há um grande acúmulo de poluição e luz, o fenômeno será visto com maior dificuldade e o uso deste tipo de equipamento irá possibilitar uma visão mais próxima da cauda do cometa.

Em relação ao melhor horário, a observação é indicada para o fim da tarde e o começo da noite, durante o pôr do sol, à direita de onde o sol se põe. Ele deverá aparecer próximo a linha do horizonte. Além disso, a observação do Neowise é mais simples se feita de lugares livres de obstáculos, como campos, montes e praias.

A tecnologia também pode ser uma grande aliada nesta caça ao Neowise. Hoje, diversos aplicativos ajudam o usuário a saber com maior exatidão o horário e a posição correta para visualizar o cometa de acordo com sua geolocalização.

Para quem utiliza o sistema operacional iOS, da Apple, o Comet NEOWISE App, desenvolvido pelo astrofísico Hanno Rein, da Universidade de Toronto Scarborough, é uma boa opção. Já para os usuários do sistema Android, existem os aplicativos SkySafari, Starchart, Stellarium, entre outros. Alguns destes são pagos, no entanto, a maioria consegue indicar a posição do cometa em suas versões gratuitas.

Poderá ser visto em Pernambuco?

O coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Cleiton Batista, em conversa com a reportagem do JC, explicou que o fenômeno dificilmente será visto no Estado. "Pernambuco está em uma localização geográfica mais ao leste, essa posição é desfavorável para observar o cometa, pois sua aparição pode ser facilmente confundida com o pôr do sol", disse.

>>Próximo do Brasil, cometa Neowise dificilmente será visto em Pernambuco; entenda

No entanto, isso não significa que a observação será impossível. Os amantes da astronomia que quiserem tentar assistir ao cometa deverão, segundo Cleiton, "estar em um local plano e sem barreira física".

Últimas aparições de cometas no Brasil

A última vez que um cometa pôde ser visto no Brasil foi em 2007, com o McNaught. Antes disso, teve a aparição do cometa Hale-Bopp, que passou pelo país em 1997.

Agora, em 2020, o Neowise já é visível desde o dia 20 de julho em alguns pontos do norte e nordeste do país. Na quarta-feira (22) ele passou a ser visto também entre Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo, na quinta (23) entre Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná e nesta sexta (24) pode ser observado também em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Confira uma galeria com fotos do Cometa Neowise pelo mundo:

APOD / NASA
Cometa registrado por Jarek Oszywa em Miedzygórze, na Polônia. - APOD / NASA