Levantamento

Para 79% dos brasileiros, reabertura de escolas agravará a pandemia no País, diz pesquisa Datafolha

O Datafolha ouviu 2.065 pessoas de todo o país

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 18/08/2020 às 7:19 | Atualizado em 18/08/2020 às 14:06
YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
De acordo com o diretor executivo do Sinepe, a sugestão é de que, com o retorno, as atividades fiquem 50% presenciais, e 50% remotas - FOTO: YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

atualizada às 14h05

Pesquisa Datafolha aponta que 79% dos brasileiros acreditam que a reabertura das escolas deve agravar a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Na visão dos entrevistados, as unidades deveriam continuar fechadas nos próximos dois meses. O levantamento foi publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (18).

Para 59% dos entrevistados, a retomada das aulas presenciais piorará muito a situação, outros 20% acreditam que piorará um pouco. Outros 18% afirmaram que não haverá efeito na disseminação do vírus, e 3% disseram não saber. O Datafolha ouviu 2.065 pessoas de todo o país nos dias 11 e 12 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone para evita o contato pessoal entre pesquisadores e entrevistados.

Responderam que as escolas devem continuar fechadas 82% das mulheres; 80% dos que ganham até 5 salários mínimos; 85% das donas de casa; 85% dos que estão totalmente isolados; 81% dos que pretendem se vacinar; 82% dos que não usam máscara; e 89% dos que reprovam o governo de Jair Bolsonaro.

Defendem a reabertura

O levantamento registra uma diferença na avaliação entre os sexos entre os que desejam a reabertura. Enquanto 22% dos homens são a favor da reabertura, o número cai para 17% entre as mulheres. Entre os diferentes tipos de ocupação, os trabalhadores sem registro em carteira são os que proporcionalmente mais defendem a reabertura (32%), seguidos pelos estudantes (31%) e empresários (27%). Outro grupo com mais defensores da volta às aulas presenciais são os que afirmam estar “vivendo normalmente” durante a pandemia (38%) e os que avaliam o governo Jair Bolsonaro (sem partido) como ótimo ou bom (29%).

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, que defende o retorno das atividades presenciais o quanto antes, não há "lugar mais protetor do que a escola". "A pesquisa, na verdade, não muda o pensamento em torno do retorno das atividades. Assim como há várias matérias de base científica que evidenciam, que colocam essa questão, há outras tantas que evidenciam a questão da depressão nas crianças, que evidenciam outras doenças nas crianças e nos adolescentes", comentou.

Comentários

Últimas notícias