VACINA

Em terceira fase de testes, China aprova primeira patente de vacina contra o coronavírus

A terceira fase dos estudos pode durar até um ano e, caso apresente resultados positivos, poderá ser produzida em massa

Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Carolina Fonsêca
Publicado em 17/08/2020 às 20:09 | Atualizado em 17/08/2020 às 20:09
AGÊNCIA BRASIL
A patente foi concedida no dia 11 de agosto, mas anunciada apenas nesta segunda-feira (17) pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual. - FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A candidata a vacina contra o novo coronavírus, a Ad5-nCov, é a primeira patente aprovada pela China, segundo o portal Estado de Minas. A vacina passou pelas duas primeiras fases de estudos clínicos que comprovaram sua segurança e a capacidade de estimular a produção de anticorpos.

A patente foi concedida no dia 11 de agosto, mas anunciada apenas nesta segunda-feira (17) pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual.

O imunizante foi desenvolvido pela empresa de biotecnologia CanSino Biologics, em parceria com a Academia de Ciências Militares do país.

No mês de junho, a vacina entrou na terceira etapa dos estudos, onde será avaliada a eficácia da imunização. Esta fase deve durar até um ano. Caso a terceira fase apresente resultados positivos, abrirá caminho para uma eventual produção em massa.

A vacina utiliza um causador do resfriado, o adenovírus, atenuado para levar o gene que codifica a proteína spike, que é utilizada pelo Sars-CoV-2 para atacar células humanas.

O imunizante também está sendo testado no Canadá e, de acordo com a empresa, há negociações para levá-lo a outros países como o Brasil, a Arábia Saudita, o Chile e a Rússia.

Comentários

Últimas notícias