E não é que nevou mesmo no Brasil?! Nesta quinta-feira (20), cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram o fenômeno meteorológico e, claro, quem estava no local aproveitou a oportunidade. Segundo a MetSul Meteorologia, o evento aconteceu por conta de uma massa de ar frio, conhecida como massa polar, que se aproximou do Sul e Sudeste do País, e que deverá causar um "frio excepcionalmente forte, abrangente e histórico" até o fim de semana.
>> Onda de frio histórica deve derrubar temperaturas no Brasil, com neve e geada
>> Evento histórico pode fazer nevar em São Paulo, diz instituto de meteorologia
Algumas cidades da serra gaúcha, no Rio Grande do Sul, tiveram os primeiros registros de neve ainda de tarde. De forma tímida, os flocos foram avistados em Gramado, São Francisco de Paula e Riozinho. Já a incidência de "chuva congelada" foi registrada em mais de 20 cidades como Caxias do Sul, Canela e Bento Gonçalves. Em São José dos Ausentes, na Serra do Rio Grande do Sul, os termômetros registraram 1ºC, no início da noite. Já na cidade de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, ambas em Santa Catarina, as mínimas foram de -2,8C e -0,93ºC, nessa ordem, por volta das 21h, disse a Epagri/Ciram.
Eu só queria estar em Gramado agora pic.twitter.com/3Xg2ys9uSQ
— kamila (@wthkamila) August 21, 2020
A neve chegou em GRAMADO. Tu vais pra Serra Gaúcha? Ou já está lá? O Guilherme Fadanelli foi até a Região das Hortênsias e conferiu de pertinho. @sbtrs pic.twitter.com/IJWUMUnHA8
— Instagram: @lauragross (@laurangross) August 20, 2020
A neve chegou em Santa Catarina. Esse vídeo foi gravado agora a noite em Bom Jardim da Serra. pic.twitter.com/cXmEH8Zcjv
— Carla Ayres (@carlaayres) August 21, 2020
minha irmã saiu pq é maluca e registrou https://t.co/OcscIlNxgt pic.twitter.com/FCkLQTrEfw
— theuso noias e lanches (@discosttick) August 20, 2020
Onda fria no Brasil
De acordo com o meteorologista Roni Guedes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema se desloca associado a uma frente fria, que, sozinha, não é rara na região sul. “Quanto mais ao sul, próximo à Argentina, mais comum são as frentes frias. O que acontece nesse caso é que ela vem acompanhada da massa polar, vinda da Antártida. Costuma acontecer todo ano na região. Mas, enquanto a maioria fica restrita entre Argentina e sul do Brasil, essa deve subir mais a norte e atingir Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo”, explicou.
Por isso, esses estados deverão sentir mais intensamente a variação na temperatura. No sul, a previsão é de temperaturas abaixo de zero, com neve e granizo. Já São Paulo deverá registrar uma variação em torno de 10 º C.
Comentários