Confere.ai

Projeto Confere.ai integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação

Criação da Rede surgiu de inquietação com atual cenário desinformativo presente no país

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/09/2020 às 16:53 | Atualizado em 10/12/2020 às 15:10
RNCD/Reprodução
Rede Nacional de Combate à Desinformação conta com iniciativas de todo o Brasil para combate à desinformação - FOTO: RNCD/Reprodução

confere.ai
Matéria produzida pelo projeto Confere.ai em parceria com o Jornal do Commercio. - confere.ai

Será lançada hoje (24), às 19h, a organização virtual coletiva RNCD, a Rede Nacional de Combate à Desinformação. Com a intenção de interligar iniciativas de diversas frentes que trabalham e contribuem para o combate à desinformação no Brasil, a Rede já conta com mais de 40 parceiros, dentre instituições, coletivos, projetos de checagem e de monitoramento brasileiros. O Projeto Confere.ai, parceria do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, da startutp Verific.ai e de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), já integra a RNCD.

A criação da Rede nasceu da inquietação provocada pelo crescimento do debate desinformacional nos ambientes da saúde e campo político, inicialmente discutido dentro da pesquisa de pós-doutorado da idealizadora da RNCD, Ana Regina Rêgo, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2019. “Depois que eu comecei as articulações, percebi que tínhamos um escopo de projetos muito mais abrangentes e que extrapolavam o campo da comunicação, da pesquisa e dos projetos de extensão, e que eram projetos muito bons, bem complexos, e reunidos poderiam nos dar uma esperança”, conta Ana Regina.

Já no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a proposta da RNCD foi apresentada no Projeto Mandacaru, iniciativa que abriga voluntários de diversas áreas do conhecimento científico, vinculado ao Comitê Nordeste de Combate à covid-19. Após a discussão no comitê, deu-se início ao processo de garimpagem das iniciativas em atividade em todo o país, em um trabalho que durou cinco meses e agora se prepara para ser lançado.

Em um momento que 62% dos brasileiros não sabem reconhecer uma informação falsa, conectados do norte ao sul do país estão pesquisadores, professores e estudantes, além de uma rede de parceiros interligada, que apresentam o combate à desinformação em campos como: pandemia da covid-19, política, ambiente religioso e direitos humanos, defendendo a integridade das pessoas LGBT, mulheres, negros, indígenas e outros. Entre as abordagens englobadas nos projetos estão o monitoramento de ‘fake news’, jornalismo de fact-checking, observatórios de mídia, projetos de comunicação pública e de ética no jornalismo, além de grupos de pesquisas de várias universidades brasileiras e iniciativas que disseminam informação científica e popularizam a ciência.

“Cada um de nós trabalha um foco, trabalha um público específico, tem um formato narrativo distinto, mas a união de todos provoca uma onda de informações que efetivamente pode levar para a sociedade algo positivo e que a faça pensar e ajude a população a discernir uma informação de uma desinformação. Então a importância da rede é linkar, não só em uma plataforma, mas sobretudo nessa composição simbólica de estarmos todos juntos em prol de um objetivo que é levar uma informação responsável e ética”, relata Ana Regina Rêgo.

Idealizadora e coordenadora do Confere.ai, Alice de Souza destaca a relevância para o projeto de se integrar à RNCD: “participar dessa rede reforça nosso compromisso em combater a desinformação e a gente acaba somando esforços com outras iniciativas de todo o Brasil que têm o mesmo interesse. A Rede é um projeto super importante, mostra que a gente pode atuar para lidar com esse ecossistema da desinformação em várias frentes e tentar solidificar uma cultura de verificação na população. Para nós do Confere.ai, já ‘nascer’ atrelado a esse tipo de iniciativa só ajuda na nossa relevância na sociedade”.

Compartilhar ideias e experiências entre os projetos só somará os esforços contra o cenário desinformativo, segundo o jornalista, professor e consultor editorial do Confere.ai, Dario Brito: “um projeto como o Confere.ai, que nasceu de uma universidade, de um programa de pós-graduação, se expandiu, construiu uma trajetória, estar junto dessa Rede nacional principalmente nos tempos que a gente passa no país é extremamente relevante. Todo e qualquer esforço, e um esforço desse quilate, é muito importante fazermos parte, pra trocar experiências, e não só trocar informações, mas para se fortalecer enquanto projeto”.

O lançamento oficial da Rede Nacional de Combate à Desinformação poderá ser acompanhado pelo evento online no canal do Youtube da Rede, às 19h. Além do lançamento, o evento contará com a palestra do jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), Eugênio Bucci.

 

Serviço

Evento de lançamento da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD)
24 de setembro de 2020
Horário: 19h
Canal da RNCD no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCY-IrhSnyzCBr27OhfY2T7w/ ou youtube.com/rncd
Conheça a RNCD e os parceiros: https://www.rncd.org/ ou https://rncd.com.br/
Contato: [email protected]

Comentários

Últimas notícias