REVOGAÇÃO

Edição extra do Diário Oficial da União publica revogação de decreto de Bolsonaro que previa participação privada nos postos de saúde do SUS

Decisão foi anunciada por Bolsonaro, após pressão e repercussão negativa da medida

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 28/10/2020 às 20:06 | Atualizado em 28/10/2020 às 20:11
EDU ANDRADE/ ESTADÃO CONTEÚDO
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil - FOTO: EDU ANDRADE/ ESTADÃO CONTEÚDO
Edição extra do Diário Oficial da União que circula na noite desta quarta-feira, 28, traz a revogação do Decreto 10.530 que autoriza estudo para abrir as Unidades Básicas de Saúde (UBS) à iniciativa privada. A decisão foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro mais cedo pelo Facebook, após pressão e repercussão negativa da medida, que foi vista como o início da privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

pic.twitter.com/sBGy4U0CpJ

Ao confirmar a revogação do decreto em sua rede social, Bolsonaro defendeu a proposta. "Temos atualmente mais de 4.000 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 168 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) inacabadas. Faltam recursos financeiros para conclusão das obras, aquisição de equipamentos e contratação de pessoal", destacou.
"O espírito do Decreto 10.530, já revogado, visava o término dessas obras, bem como permitir aos usuários buscar a rede privada com despesas pagas pela União", disse o presidente na publicação.
Pelo menos oito projetos de decreto legislativo, medida que é capaz de sustar a decisão presidencial, já tinham sido apresentados no Congresso desde a publicação do Decreto 10.530 nessa terça, 27.
 

Últimas notícias