PRAGA

Nova nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil, alerta governo argentino

Dessa vez, se trata da espécie Tucura, que não tem o costume de se percorrer grandes distâncias

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/11/2020 às 14:34 | Atualizado em 30/11/2020 às 14:39
Héctor Medina/Senasa
Órgão argentino alertou o governo brasileiro da proximidade dos insetos - FOTO: Héctor Medina/Senasa

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) alertou o governo brasileiro da proximidade de uma nova nuvem de gafanhotos da fronteira com o Brasil. O aviso feito 
na última sexta-feira (27), informa que o grupo de insetos está perto das cidades brasileiras de Rincão Vermelho e Porto Xavier, no Rio Grande do Sul.

De acordo com os técnicos argentinos, se trata de uma espécie de gafanhoto diferente da que se aproximou do Brasil no meio do ano. Dessa vez, se trata da espécie conhecida como Tucura. Como ele não tem o costume de percorrer grandes distâncias, existe a expectativa de que os insetos não cheguem a entrar no território brasileiro.

Até agora, os insetos passaram por quatro fazendas argentinas sem provocar grandes prejuízos. O deslocamento está sendo monitorado.

Em julho deste ano, técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) conseguiram controlar outra nuvem de gafanhotos que se aproximava do Brasil. Os técnicos do governo argentino chegaram a realizar a aplicação de inseticidas sobre a nuvem. Por conta da proximidade com o Brasil, o Ministério da Agricultura chegou a emitir um alerta para as Superintendências Federais de Agricultura para o monitoramento e orientação aos agricultores da região. 

A praga está presente no Brasil desde o século XIX e causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do País nas décadas de 1930 e 1940. Desde então, tem permanecido na fase "isolada", que não causa danos às lavouras, pois não forma as chamadas "nuvens de gafanhotos", mas voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens).

Comentários

Últimas notícias