IMUNIZAÇÃO

Câmara aprova MP que destina quase R$ 2 bilhões para compra de vacina da Oxford contra a covid-19

Texto agora segue para o Senado

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 02/12/2020 às 18:16 | Atualizado em 02/12/2020 às 18:33
TÂNIA REGO/AGÊNCIA BRASIL
IMUNIZAÇÃO Nos Estados Unidos, 50,4% das pessoas com mais de 18 anos estão parcialmente imunizadas. No resto da América Latina, ritmo varia - FOTO: TÂNIA REGO/AGÊNCIA BRASIL

A Câmara aprovou a medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a compra, processamento e distribuição de 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19. O recurso será destinado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a vacina desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford. O texto segue agora para o Senado.

>> Vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Oxford tem eficácia de até 90%

>> O que dizem os percentuais de eficácia de vacinas contra a covid-19, e quais estão em negociação com o Brasil

Havia uma pressão para que a relatora, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), destinasse parte da verba para o desenvolvimento da vacina em desenvolvimento pelo laboratório chinês Sinovac e o Instituto Butantã. Carvalho, no entanto, não acatou emendas para fazer essa mudança, mas disse que as outras vacinas devem contar com o apoio do governo.

Vacina tem eficácia de 90%, segundo AstraZeneca e Oxford

No dia 23 de novembro, o laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram em um comunicado conjunto que a imunização desenvolvida pela parceria mostrou eficácia de 90% nos testes. Os resultados preliminares incluíram testes em mais de 2.000 pessoas, incluindo 131 que contraíram a doença. A eficácia ficou entre 62% e 90%, de acordo com a quantidade de doses aplicadas.

"A eficácia e segurança desta vacina confirmam que será muito efetiva contra a covid-19 e que terá um impacto imediato nesta emergência de saúde pública", afirmou o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, no comunicado.

Reino Unido receberá vacina contra covid, da Pfizer e Biontech, na semana que vem

A vacina contra a covid-19 produzida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech foi aprovada pelo Reino Unido nesta quarta-feira (2) e a imunização da população já deve começar na próxima semana. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

“No início da próxima semana, começaremos um programa de vacinação de pessoas contra Covid-19 aqui neste país”, disse ele à rede Sky News.

No Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, comemorou a notícia. “É a proteção das vacinas que vai finalmente nos trazer de volta às nossas vidas e fazer a economia andar novamente”, escreveu.

Comentários

Últimas notícias