Saúde

Vacina contra covid-19 da AstraZeneca/Oxford tem eficácia de até 90%

Os resultados preliminares incluíram testes em mais de 2.000 pessoas, incluindo 131 que contraíram a doença

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 23/11/2020 às 6:51 | Atualizado em 23/11/2020 às 6:51
WELINGTON LIMA/JC IMAGEM
Supremo Tribunal Federal (STF) analisa medida que questiona se o estado tem ou não poderes para obrigar o cidadão a tomar a vacina contra a Covid-19 - FOTO: WELINGTON LIMA/JC IMAGEM

O laboratório britânico AstraZeneca e a Universidade de Oxford anunciaram nesta segunda-feira em um comunicado conjunto que a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela parceria mostrou eficácia de 90% nos testes. Os resultados preliminares incluíram testes em mais de 2.000 pessoas, incluindo 131 que contraíram a doença. A eficácia ficou entre 62% e 90%, de acordo com a quantidade de doses aplicadas.

"A eficácia e segurança desta vacina confirmam que será muito efetiva contra a covid-19 e que terá um impacto imediato nesta emergência de saúde pública", afirmou o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, no comunicado.

A vacina - com testes clínicos em vário países, incluindo Reino Unido e Brasil - apresenta uma eficácia muito menor que a de quase 95% anunciada para as vacinas desenvolvidas pelos laboratórios Pfizer/BioNTech e Moderna.

Mas a vacina da AstraZeneca utiliza uma tecnologia mais tradicional que a dos concorrentes, o que torna menos cara e mais fácil de armazenar, pois não precisa ser armazenada a uma temperatura muito baixa.

A AstraZeneca afirma no comunicado que sua vacina é "altamente eficaz" para prevenir a doença e destaca que durante os testes nenhum voluntário desenvolveu formas graves do novo coronavírus, nem precisou de hospitalização.AFP

Os testes clínicos em grande escala de fase 3 envolvem 60.000 pessoas no mundo e acontecem nos Estados Unidos, Japão, Rússia, África do Sul, Quênia e América Latina.

NE10
NE10 - FOTO:NE10

Comentários

Últimas notícias