AVALIAÇÃO

Provas do Enem 2020 já começaram a ser distribuídas; 315 mil candidatos realizarão o exame em Pernambuco

Pernambuco é o 7º com mais inscritos no exame no Brasil

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/12/2020 às 16:27 | Atualizado em 17/12/2020 às 16:34
Divulgação
O instituto reconheceu o problema em posicionamento na noite desta segunda-feira, dizendo que "a inconsistência técnica impacta o acesso dos estudantes ao portal" - FOTO: Divulgação

Faltando um mês para o primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), os trabalhos de logística para a realização da prova já começaram a ser realizados. A versão manual do exame será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro, serão realizadas as provas da versão digital. A data do Enem 2020 precisou ser alterada por causa da pandemia da covid-19.

Apesar da proximidade da prova, os estudantes ainda aguardam a divulgação do cartão de confirmação da inscrição no exame. Expectativa é de que ele esteja disponível nos próximos dias por meio da Página do Participante do Enem do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Logística

Recentemente, os Correios iniciaram a distribuição das provas deste ano. Na sexta-feira (11), o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, e os responsáveis pelos demais órgãos envolvidos na operação do exame, assinaram a Ordem de Serviço para expedição de 11,4 milhões de provas. Elas serão transportadas pelos Correios para todo o Brasil, com escolta das Polícias Militares de cada Estado e da Polícia Rodoviária Federal e armazenamento nos quartéis do Exército Brasileiro em cada região.

Esta será a 22ª edição do Enem e a 12ª que contará com a participação dos Correios. Com o envio e coleta dos exames em 1.747 municípios em todo o país por vias aérea e terrestre, a operação logística é considerada grandiosa. No dia da aplicação do exame, os Correios entregarão as provas nos mais de 15 mil pontos durante uma janela de 3 horas. Após a finalização da prova, a logística reversa será realizada.

"É possível fazer uma megaoperação logística com erro zero em um país continental como nosso? Sim, é possível com trabalho integrado de todos os parceiros. Nosso desafio nos Correios é entregar a prova certa, no local e na hora certos. Temos o desafio não apenas de entregar, mas de garantir a integridade das provas. Com muita dedicação de todos os envolvidos vamos entregar o melhor Enem de todos os tempos", afirmou o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

Medidas sanitárias

Por causa da pandemia de covid-19, o Inep precisou retificar o edital do Enem 2020. Entre as mudanças, o Instituto inseriu o uso obrigatório da máscara e aumentou o número de sala de aplicação, com o objetivo de evitar aglomerações e manter o distanciamento social.



Confira a lista de itens obrigatórios: 

Cartão de Confirmação da Inscrição;
Máscara de proteção contra o covid-19;
Documento original com foto (identidade, boletim de ocorrência, CTPS ou CNH);
Caneta esferográfica fabricada em material transparente e de tinta preta

Caso deseje, o estudante também poderá levar: água mineral, em garrafa transparente e sem rótulo, lanche, mochilas e bolsas e aparelho de celular, que precisará ser desligado e ter a bateria removida assim que o candidato entrar na sala.

Está proibido o uso de: lápis, borracha, fone de ouvido, régua, calculadora, caneta de outra cor e similares, assim como artigos de chapelaria, relógio e óculos escuro.

Pernambuco

Em Pernambuco, o 7º estado com mais inscritos no Enem, 315 mil candidatos farão as provas de 2020. Dividido em dois dias de exame, o Enem é composto por 180 questões objetivas, distribuídas em quatro provas. No primeiro, são aplicados testes de linguagens e ciências humanas, além de redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. As quatro universidades públicas de Pernambuco, UFPE, UFRPE, UPE e Univasf, e os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão, participam do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Ensino Superior

A alteração das datas de realização do exame levou o Ministério da Educação (MEC) a vetar o uso obrigatório das notas do Enem 2020 para a primeira edição do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2021, porém, o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) continua utilizando o Enem 2020.

 

Comentários

Últimas notícias