COVID-19

Com falta de oxigênio na cidade, Manaus transfere pacientes para outras capitais

Pacientes da capital do Amazonas serão deslocados para outros estados brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/01/2021 às 16:11 | Atualizado em 14/01/2021 às 17:46
Notícia
X

O aumento do número de casos de covid-19 e das internações causadas pela doença zerou o estoque de oxigênio de alguns hospitais de Manaus nesta quinta-feira (14). A falta do insumo no mercado e o aumento do consumo do gás na capital do Amazonas obrigou o governo estadual a transferir doentes para outras capitais brasileiras.

>> Com hospitais lotados e falta de oxigênio em Manaus, Amazonas anuncia toque de recolher

>> Covid-19: Brasil acumula 205,9 mil mortos e 8,25 milhões de infectados

>> Consumo de oxigênio hospitalar no Amazonas aumentou mais de 11 vezes

De acordo com Marcellus Campêllo, secretário Estadual da Saúde do Amazonas, as empresas que fornecem oxigênio para o município entraram em colapso e não estão conseguindo atender a demanda pelo insumo. "No 1º pico, o consumo máximo foi de 30 mil metros cúbicos de oxigênio e, nesse momento, nós estamos com consumo acima de 70 mil cúbicos de oxigênio. O número mais que dobrou em relação ao pico do ano passado. Ontem à noite fomos informados do colapso do plano logístico em relação a algumas entregas que estariam abastecendo a cidade de Manaus, o que causará uma interrupção da programação por algumas horas", declarou em entrevista ao jornal Estado de São Paulo.

Profissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas, ligado à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), do Hospital da Fundação de Medicina Tropical, do Hospital 28 de Agosto e dos serviços de pronto-atendimento da cidade relataram a falta de oxigênio. De acordo com o governo estadual, o consumo de oxigênio passou de 176.000 para 850.000 metros cúbicos nos dois últimos meses.

Na semana passada, a principal produtora, a White Martins, informou às autoridades que estava operando no limite de sua capacidade. Na ocasião, segundo o governo do estado, o consumo tinha quintuplicado, principalmente, devido ao aumento do número de leitos em hospitais.

Na última terça-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse, em Manaus, que a capital amazonense enfrenta “a crise do oxigênio”. Segundo ele, em tempos normais, três empresas fornecedoras produziam, juntas, cerca de 28 mil metros cúbicos de oxigênio gasoso/dia. Já o consumo variava entre 15 mil e 17 mil metros cúbicos. Com a segunda onda da covid-19 no estado, a situação se inverteu.

Em entrevista coletiva, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), afirmou que a Secretaria de Saúde está realizando triagens de pacientes. O objetivo é realizar a transferência para outras capitais do País. Um grupo de apoio aos pacientes e familiares que precisarão ser deslocados será montado pelo Estado. Os primeiros pacientes serão transferidos para o Estado de Goiás, os seguintes irão para o Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. As viagens serão realizadas em aviões adaptados por meio de uma empresa aérea que firmou parceria com o Ministério da Saúde.

Nesta quinta-feira (14), buscando conter o avanço da doença, foi decretado toque de recolher na capital do Estado. Estão suspensos o transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios, exceto transporte de carga. Também foi decretado e fechamento de todas atividades e circulação de pessoas entre às 19h e 6h, exceto atividades e transportes de produtos essências à vida. 

Confira a íntegra do pronunciamento do Governo do Amazonas:

Tags

Autor