Imunizante

Ministério da Saúde pede ao Butantan entrega imediata de 6 milhões de doses da Coronavac

O pedido foi feito pelo governo federal após o voo que sairia do Recife para buscar dois milhões de doses de vacina de Oxford na Índia ser adiado

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Douglas Hacknen

Publicado em 15/01/2021 às 21:13 | Atualizado em 15/01/2021 às 21:22
Notícia
X

Após o voo que sairia do Recife para buscar dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford na Índia ser adiado, nesta sexta-feira (15), o Ministério da Saúde solicitou ao Instituto Butantan a entrega "imediata" de seis milhões de doses da Coronavac, produzidas pelo Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

>> Governo de São Paulo diz que tem 6 milhões de doses já prontas da vacina CoronaVac

>> Em entrevista na TV, Bolsonaro diz que Doria é 'moleque'
O ofício, assinado pelo diretor do departamento de logística em Saúde, Roberto Ferreira Dias, foi endereçado ao diretor-geral do Butantan, Dimas Covas.
"Solicitamos os bons préstimos para disponibilizar a entrega imediata das 6 milhões de doses importadas e que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial perante a Anvisa", diz Ferreira no documento.

"Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19", acrescenta o ministério.

Butantan diz que disponibilizará vacinas assim que receber autorização da Anvisa

Em resposta, o Butantan informou que entregará a totalidade de doses de vacinas requeridas pelo governo federal assim que receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

"Entregaremos a totalidade das doses requeridas; e solicitamos que V. Senhoria nos informe o quantitativo a ser destinado ao Estado de São Paulo para que o mesmo seja entregue imediatamente ao CDL-SES-SP como de praxe para as demais vacinas produzidas pelo Instituto Butantan", diz o ofício.

"Por fim, ressaltamos que a disponibilização deverá ocorrer tão logo seja concedida a autorização pela agência reguladora", acrescenta o documento. A Anvisa deve decidir no domingo, 17, se libera o uso emergencial da Coronavac e da vacina de Oxford. Até lá, estes imunizantes deveriam ficar sob guarda do Butantan e da Fiocruz.

O documento foi enviado ao diretor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde, Roberto Ferreira Dias, e é assinado por três autoridades da Fundação Butantan: o diretor presidente Rui Curi, o superintendente Reinaldo Noboru Sato e o diretor Dimas Tadeu Covas.

No ofício, o Butantan pede, no entanto, que o governo federal informe o quantitativo de vacinas que será destinado ao Estado de São Paulo, questiona a data e horário em que será iniciada a campanha de vacinação "simultaneamente" em todo o País.

"Aguardamos orientação de V. Senhoria quanto ao início da campanha de vacinação, com confirmação de data e horário definidos, considerando que deverá ocorrer simultaneamente em todos os Estados do Brasil", diz o documento.

Tags

Autor