Emergência

Amazonas volta a ficar no limite do fornecimento de oxigênio

No dia 14 de janeiro, os hospitais de Manaus entraram em colapso por causa da falta de oxigênio e pacientes morreram asfixiados

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 26/01/2021 às 22:25 | Atualizado em 26/01/2021 às 22:28
Notícia
X
O Amazonas corre o risco de novo colapso no fornecimento de oxigênio, caso a demanda diária, hoje superior a 80 mil metros cúbicos por dia, aumente nos próximos dias. Segundo a única produtora no Estado, a White Martins, nos últimos cinco dias a empresa atingiu o limite máximo de entrega, duas vezes e meia a capacidade de produção de sua planta em Manaus, que é de 30 mil metros cúbicos por dia.
>> Justiça manda suspender vacinação em Manaus por falta de transparência
>> Ministério da Saúde estima que cerca de 1,5 mil pacientes serão removidos de Manaus para outros estados

>> Em Pernambuco, Hospital das Clínicas recebe mais 10 pacientes com covid-19 de Manaus que sofrem com desabastecimento de oxigênio

No dia 14, os hospitais de Manaus entraram em colapso por causa da falta de oxigênio e pacientes morreram asfixiados. Diante da crise, o Amazonas recebeu remessas de cilindros enviadas pelo governo federal e também doações, muitas delas articuladas pelas redes sociais. Segundo a reportagem apurou, o cenário de crise de duas semanas atrás ainda não se repete nas unidades de saúde, mas o aviso da White Martins acende o alerta no Estado.

"Em paralelo, é imprescindível que as autoridades de Saúde mantenham o monitoramento constante da sua demanda no Amazonas, para que seja definido um plano de atendimento emergencia", diz nota da empresa enviada à reportagem. Procurado, o governo do Amazonas diz contar com o apoio das Forças Armadas para o transporte de oxigênio não só da White Martins como de outras empresas e doações para Manaus. "O governo do Amazonas também requisitou a produção de outras duas empresas locais que produzem oxigênio e que são de menor porte comparado à multinacional White Martins."
 
 

Tags

Autor