Imunização

Justiça manda suspender vacinação em Manaus por falta de transparência

Juíza quer evitar que pessoas fora do grupo prioritário recebam as doses, como ocorreu na última semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 26/01/2021 às 22:28 | Atualizado em 26/01/2021 às 22:28
Notícia
X

A juíza federal do Amazonas Jaiza Fraxe determinou, nesta terça-feira (26), que o governo estadual do Amazonas suspenda a entrega à prefeitura de Manaus das 132,5 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca que chegaram no último sábado (23) a Manaus até que haja transparência na vacinação, com a exigência da publicação de listas diárias de quem foi imunizado.

>> Amazonas volta a ficar no limite do fornecimento de oxigênio

>> Ministério da Saúde estima que cerca de 1,5 mil pacientes serão removidos de Manaus para outros estados

>> Em Pernambuco, Hospital das Clínicas recebe mais 10 pacientes com covid-19 de Manaus que sofrem com desabastecimento de oxigênio

A magistrada quer evitar que pessoas fora do grupo prioritário recebam as doses, como ocorreu na semana passada. Dois funcionários do governo estadual já foram exonerados, mas há ao menos quatro integrantes da prefeitura da capital, entre eles a secretária de Saúde, Shádia Fraxe, e o de Limpeza Pública, Sebastião Reis, que não sofreram punição.

O responsável pela Defensoria Especializada em Atendimento de Interesse Coletivo, Rafael Barbosa, defende, contudo, que não seja suspensa a aplicação da vacina, prevista para os maiores de 75 anos, além de completar os profissionais da saúde, que já começaram a ser vacinados com a Coronavac no dia 19.

Tags

Autor