ALAGOAS

Prefeitura de Maceió afasta servidora que fingiu aplicar vacina contra covid-19 em idosa

A profissional de saúde não injetou o imunizante. O Ministério Público estadual foi acionado para investigar o episódio

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 28/01/2021 às 20:58 | Atualizado em 28/01/2021 às 20:59
Notícia
X

Uma profissional de saúde de Maceió, Alagoas, foi afastada após fingir aplicar a primeira dose da vacina contra a covid-19 em uma mulher de 97 anos nesta quinta-feira (28). De acordo com o portal Metrópoles, a cuidadora da idosa filmou o momento da "aplicação" e a família constatou que a profissional responsável apenas colocou a agulha no braço da paciente, mas não injetou o líquido.

Nas imagens (confira abaixo), é possível ver o momento em que a profissional de saúde insere a ponta da agulha, mas rapidamente retira a seringa, sem que o líquido imunizante fosse injetado. Após ver o vídeo, a neta da idosa, a advogada Andréa Lira Maranhão, exigiu explicações do governo municipal e pediu que a avó fosse imunizada de verdade.

A neta informou que a avó sempre teve uma vida ativa, mas, por causa da pandemia, teve que permanecer dentro de casa. Devido à alta procura nas unidades destinadas à vacinação, a família só conseguiu agendar a vacinação nesta quinta, no terceiro lugar em que foram.

Ainda segundo Andréa, a coordenadora da equipe que atua no local reconheceu que houve um erro e depois injetou o imunizante na idosa. “Esse trabalho não é festa. É para proteger as pessoas mais fragilizadas. E se ela viesse a falecer?”, questionou. 

“Isso serve como um alerta para todos. Mesmo que seja um erro, o que a gente quer é mostrar que tem que ter o cuidado”, acrescentou a advogada.

 

Assista

 

Resposta da Prefeitura de Maceió

A Prefeitura de Maceió disse, em nota, que foi aberto processo administrativo para investigação do caso. Além disso, o Ministério Público estadual foi acionado para investigar o episódio.

Leia a íntegra:

A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19.

 

Tags

Autor