Religião

Culto presencial em igreja de Malafaia pede ''jejum por decisão do STF''

O STF retoma, nesta quinta-feira (8), o julgamento que decidirá se governadores e prefeitos podem proibir a realização de cultos religiosos em meio à pandemia

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 08/04/2021 às 8:13 | Atualizado em 13/04/2021 às 8:32
Notícia
X

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, nesta quinta-feira (8), o julgamento que decidirá se governadores e prefeitos podem proibir a realização de cultos religiosos com objetivo de conter o contágio da covid-19, doença que já matou mais de 340 mil pessoas no Brasil.

Em busca de uma decisão favorável às igrejas, religiosos já pedem até mesmo jejum aos fiéis. Foi o caso de um dos pastores da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), liderada por Silas Malafaia. "Se puderem, jejuem pela decisão do STF", afirmou o pastor segundo reportagem da Folha de S. Paulo.

>> Fux rebate advogado que citou Bíblia para criticar ministros em julgamento no STF

>> Com novo plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco, igrejas reabrem em abril

>> Gilmar Mendes vota contra liberação de cultos e missas na pandemia; julgamento no STF é suspenso

>> Igrejas evangélicas protestam por reabertura durante período de restrição decretado pelo governo estadual

"Satanás quer impedir que as igrejas abram", pregou outro dos três pastores que se revezaram na manhã de ontem no púlpito de um culto presencial na igreja. Durante o culto, o religioso recomendou aos fiéis que "exigissem" de Cristo a cura para doenças como ebola, câncer, zika e "inclusive a covid". "Certamente Ele [Jesus] tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças", afirmou um pastor ao ler a passagem escolhida --Isaías 53:4. "O castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados", continuou.

STF

Na sessão dessa quarta-feira (7), apenas o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, votou. Sua decisão é a favor da possibilidade de restrições às atividades religiosas de caráter coletivo. Embora o direito à liberdade religiosa esteja garantido na Constituição brasileira, o ministro considera que ele pode ser restringido, tendo em vista a necessidade de medidas que reduzam o contágio da doença.

O julgamento no plenário do STF tem o objetivo de pacificar a questão na Corte, já que, no momento, há duas decisões individuais de ministros conflitantes em vigor. De um lado, há uma liminar concedida por Gilmar, mantendo o veto à realização de cultos religiosos no Estado do São Paulo, determinado pelo governador João Dória. Já o ministro Kassio Nunes Marques havia liberado no sábado (3) a realização de celebrações religiosas em todo o país, desde que cumpridas medidas de redução do contágio como uso de máscaras, distanciamento entre os fiéis e limitação do público a 25% da capacidade do local.

Tags

Autor