COVID-19

Quem é R.R. Soares, missionário que vendeu "água milagrosa" contra a covid-19 e está intubado com a doença

Pastor pedia doações para a igreja e divulgava métodos para supostamente livrar os fiéis da infecção pelo novo coronavírus

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/06/2021 às 20:31 | Atualizado em 05/06/2021 às 20:37
Notícia
X

Infectado pelo novo coronavírus, o pastor evangélico R.R Soares, de 73 anos, está internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde a sexta-feira (4), e precisou ser intubado neste sábado (5). O pastor ganhou notoriedade no início da pandemia da covid-19, quando prometeu curas milagrosas para a doença. Ele pedia doações para a igreja e divulgava métodos para supostamente livrar os fiéis da infecção pelo novo coronavírus, incluindo uma oração-comando e a venda de uma "água consagrada".

Leia também: Pastor R. R. Soares é internado às pressas com covid-19

Segundo o pastor, líder da Igreja Internacional da Graça, fiéis conseguiriam se curar da covid-19 após beber o líquido. Ele chegou a dizer que já havia recebido 21 testemunhos de recuperação da doença por causa da religião.

De acordo com o portal UOL, o missionário criou, no início da pandemia, um placar para mostrar os curados por sua oração. Em vídeos falando sobre o produto, são reproduzidos relatos de supostos curados para mostrar pessoas de diferentes locais do Brasil que adquiriram a água. 

R.R. Soares é dono da RIT TV, uma emissora UHF, e da Nossa TV, além de apresentar o programa Show da Fé, exibido na Band e a Rede TV!. Ele é muito próximo do presidente Jair Bolsonaro e, por isso, é citado como um dos conselheiros do presidente. Fábio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, já relatou que o religioso é uma pessoa geralmente consultada pelo governo. 

Em novembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro avaliou o nome do ex-deputado federal Marcos Soares (DEM-RJ), filho de R. R. Soares, para assumir a Secretaria Especial de Cultura do Ministério da Cidadania. "É um dos nomes que estão sob escrutínio do presidente da República", disse o porta-voz da Presidência na época, Otávio Rêgo Barros.

Piora da covid

Segundo apurado pelo jornal A Tribuna, R.R. Soares está com dificuldade para respirar, motivo que levou à intubação. Pela idade, o pastor é considerado grupo de risco para agravamento pela covid-19.

Procurada, a assessoria de imprensa do hospital informou que "o CopaStar tem por política não divulgar nenhuma informação sem autorização do paciente ou familiares." O jornal O DIA também tenta contato com a assessoria da igreja e de Soares.

As contas do missionário, nas redes sociais, permanecem ativas. Na manhã deste sábado (5) uma mensagem foi publicada: "Algo que ninguém deve fazer é insurgir-se contra os mandamentos do Senhor e atender às tentações enviadas pelo diabo". Um vídeo também foi publicado no canal dele no YouTube.

Tags

Autor